Novidades da versão 2015.a
Implementação de normas. ABNT NBR 6118:2014 (Brasil)
Norma Brasileira ABNT NBR 6118 (2014). Projeto de estruturas de concreto - Procedimento.
Esta norma brasileira de betão, cuja entrada em vigor teve lugar no passado 29 de maio de 2014, foi implementada no CYPECAD e em outros programas do software CYPE na versão 2015.a.
Melhorias na aplicação de normas. ABTN NBR 8800:2008 (Brasil), ANSI/AISC 360-05 (LRFD) (USA - Internacional), ANSI/AISC 360-10 (LRFD) (USA - Internacional), AN/CSA-S16-01 (Canadá)
- ABTN NBR 8800:2008 (Brasil)
Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. - ANSI/AISC 360-05 (LRFD) (USA - Internacional)
Specification for Structural Steel Buildings. - ANSI/AISC 360-10 (LRFD) (USA - Internacional)
Specification for Structural Steel Buildings. - CAN/CSA-S16-01 (Canadá)
Limit Satates Design of Steel Structures
Estas normas já estavam implementadas em versões anteriores no CYPECAD e no Novo Metal 3D (CYPE 3D a partir da v.2015.a). A partir da versão 2015.a, implementam-se para o dimensionamento e verificação de ligações metálicas no programa CYPE-Connect.
Norma de Betão ABNT NBR 6118:2014 (Brasil)
Norma Brasileira ABNT NBR 6118 (2014). Projeto de estruturas de concreto - Procedimento.
Esta norma brasileira de betão, cuja entrada em vigor teve lugar no passado 29 de maio de 2014, foi implementada no CYPECAD e em outros programas do software CYPE na versão 2015.a.
Integração do programa Verificação de punçoamento no CYPECAD
Integração e coexistência com a verificação de tensões tangenciais pontuais
O programa "Verificação de punçoamento" implementou-se na versão 2013.e. Este programa foi concebido para funcionar como programa independente (grupo Estruturas do menu principal dos programas CYPE) e como ferramenta dentro do CYPECAD.
Desde a versão 2013.e, só funcionou como programa independente e agora na versão 2015.a é implementado dentro do CYPECAD. "Verificação de punçoamento" realiza a verificação do Estado Limite de Resistência ao Punçoamento em lajes maciças e fungiformes aligeiradas submetidas a cargas concentradas de suportes retangulares e circulares (como programa independente ou inserido do CYPECAD). O programa permite verificar as lajes com ou sem armadura transversal de punçoamento (armaduras inclinadas a 45º, ou armaduras tipo viga), considerando a presença de aberturas ou aligeiramentos na laje, e a disposição dos suportes (que como programa independente está definido em dados obra como -centrado, face ou canto- e no CYPECAD está definido pela geometria da laje).
No CYPECAD, a verificação ao Estado Limite de Resistência ao punçoamento realiza-se também em lajes de fundação.
Com a integração do programa "Verificação do punçoamento" no CYPECAD a partir da versão 2015.a, incorpora-se a verificação do estado limite último de punçoamento segundo critérios normativos. Apesar disso, mantém-se no CYPECAD a anterior verificação de tensões tangenciais pontuais, e, no seu caso, o dimensionamento da armadura transversal de reforço segundo o mesmo critério de verificação.
- Verificação de tensões tangenciais pontuais (punçoamento anterior à versão 2015.a)
Realiza-se uma verificação de tensões tangenciais em superfícies concêntricas ao perímetro do suporte situadas a partir de uma distância de meia altura útil e em superfícies sucessivas cada 0.75 vezes a altura útil. O valor das tensões tangenciais nos pontos de corte da malha com o perímetro de punçoamento obtém-se a partir dos esforços transversos nos nós próximos mediante interpolação linear. Essa tensão compara-se com a tensão tangencial máxima resistente de punçoamento, calculada segundo a norma de betão correspondente. Estas verificações de tensões tangenciais pontuais nos perímetros anteriormente citados, difere da verificação de resistência ao punçoamento proporcionada pelas diferentes normas de betão. - Punçoamento segundo critérios normativos (implementado no CYPECAD a partir da versão 2015.a)
Em geral, as normas utilizam uma tensão tangencial nominal numa superfície crítica concêntrica à zona carregada, calculada tendo em conta a reação do suporte e os momentos transferidos por este à laje.
O método de análise do punçoamento segundo critérios normativos é uma análise baseada no conteúdo de diversas normas, sendo o Eurocódigo 2 (Portugal) a norma implementada no programa para Portugal; globalmente as normas também permitem utilizar, como método alternativo, procedimentos que realizem uma avaliação mais precisa das tensões tangenciais nas superfícies concêntricas ao perímetro do suporte, o qual é o caso do método da verificação de tensões tangenciais que se realiza no CYPECAD desde versões anteriores.
Portanto, o resultado final obtido por ambos os procedimentos pode não coincidir, embora ambos são válidos.
A armadura de reforço calculada pelo CYPECAD em função das tensões tangenciais pontuais pode servir como referência para que o utilizador introduza reforços de punçoamento (armaduras inclinadas a 45º ou armaduras tipo viga). Após a sua introdução, CYPECAD verifica automaticamente o reforço colocado realizando uma verificação de punçoamento segundo critérios normativos. Verificado o reforço de punçoamento, os reforços por tensões tangenciais pontuais que se encontram dentro da superfície concêntrica do suporte delimitada pelo perímetro crítico de punçoamento, devem eliminar-se para evitar a duplicidade tanto nos desenhos como na medição. Para isso, incluiu-se no CYPECAD uma ferramenta (juntamente com as novas opções do diálogo punçoamento) que permite eliminar a armadura disposta por tensões tangenciais.
Funcionamento da verificação de punçoamento no CYPECAD
Durante o cálculo da obra, o CYPECAD realiza a verificação de tensões tangenciais pontuais nas lajes maciças e fungiformes, e lajes de fundação. Se for necessário, o CYPECAD dimensiona a armadura transversal de reforço (varões verticais) segundo o mesmo critério. Se o utilizador o desejar, pode realizar a verificação de punçoamento e colocar armadura transversal de punçoamento (armaduras inclinadas a 45º, ou armaduras tipo viga) que substituirão as calculadas mediante a verificação de tensões tangenciais que se encontrem dentro do perímetro crítico de punçoamento no pilar verificado.
Para realizar a verificação de punçoamento e colocar o reforço necessário, foram implementadas uma série de opções que se encontram no diálogo "Punçoamento" (separador Resultados> menu L. maciças/Fungif.> opção Punçoamento):
- Vistas
Com esta opção pode selecionar as armaduras das lajes maciças e fungiformes aligeiradas que desejar visualizar no ecrã. - Verificações
Permite visualizar no ecrã, imprimir ou exportar (Texto, HTML, PDF, RTF, DOCX) todas as verificações do Estado Limite de Resistência ao punçoamento realizadas pelo programa nos suportes que se selecionem a seguir. - União de perímetros críticos sobrepostos
Realiza a ligação dos perímetros críticos dos elementos de suporte que têm alguma interseção. - Selecionar e unir perímetros críticos
Permite selecionar e unir dois ou mais perímetros críticos. - Separar perímetros críticos unidos
Permite separar perímetros críticos que tenham sido unidos previamente. - Regenerar perímetros
O programa obtém os perímetros cada vez que se calcula a obra e quando existem alterações significativas nos dados que possam afetar a sua composição. Noutro tipo de alterações, tais como modificação da largura de uma viga, isto não se realiza. O utilizador pode utilizar esta opção, se o considerar necessário, depois de realizar este tipo de alterações. - Editar
Após selecionar um suporte, abre um diálogo no qual se mostram os dados obtidos automaticamente pelo CYPECAD, de modo que possam ser modificados pelo utilizador (altura útil da laje, altura disponível para a armadura de punçoamento, quantidade geométrica de armadura longitudinal de tração da laje).
Também permite acrescentar uma área "Asw" (cm2/m) de armadura de punçoamento e uma tensão normal do betão (MPa) adicionais. Por exemplo, a seção de armadura transversal de uma viga (cm2/m) que fique dentro da zona delimitada pelo perímetro crítico de punçoamento, não se tem em conta automaticamente pelo programa (para efeitos de verificação de punçoamento) mas, consultando-a mediante o editor de vigas avançado do CYPECAD (separador Resultados> menu Vigas/Muros> opção Editar vigas), pode incluir-se no campo "Área de armadura de punçoamento (Asw/s)" do diálogo de edição do suporte selecionado mediante esta opção.
Todos os dados aqui definidos utilizam-se para gerar o perímetro crítico e para realizar as verificações de punçoamento. - Eliminar armadura colocada por tensões tangenciais
A armadura de reforço calculada pelo programa em função das tensões tangenciais pontuais pode servir como referência para introduzir reforços de punçoamento (armaduras inclinadas a 45º ou armaduras tipo viga) e posteriormente realizar uma verificação de punçoamento segundo critérios normativos. Neste caso, os reforços por tensões tangenciais que se encontrem dentro do perímetro crítico de punçoamento devem eliminar-se. Mediante esta opção é possível eliminar esses reforços para evitar a duplicidade tanto nos desenhos como na medição.
- Eliminar panos
Permite eliminar os panos de laje onde o utilizador deseje não fazer as verificações de punçoamento. - Gerar reforços
Permite introduzir os reforços ortogonais no suporte que desejar. - Adicionar reforço
Permite introduzir um reforço em qualquer direção e no suporte que desejar. - Editar reforço
Permite editar o reforço de punçoamento introduzido num suporte. - Atribuir reforço
Permite introduzir um reforço igual a outro reforço já colocado. - Eliminar reforço
Elimina o reforço que se selecione.
Medição e desenhos da armadura de reforço de punçoamento
Foi implementado o tipo de desenho "Reforço de punçoamento" (menu Arquivo> Imprimir> Desenhos da obra> acrescentar um desenho> selecionar em Tipo do desenho Reforços de punçoamento). Neste desenho representam-se em planta os reforços de punçoamento colocados pelo utilizador, respetiva pormenorização, a tabela de medição e um resumo de medição.
A medição da armadura de reforço de punçoamento também se quantifica na listagem de Quantidades de obra (menu Arquivo> Imprimir> Listagens da obra> Quantidades de obra).
Normas implementadas para a verificação de punçoamento
Na versão 2015.a, as normas de betão para as quais está disponível no CYPECAD a verificação de punçoamento segundo critérios normativos são:
- ABNT NBR 6118:2014 (Brasil)
Norma Brasileira ABNT NBR 6118 (2014). Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. - ABNT NBR 6118:2007 (Brasil)
Norma Brasileira ABNT NBR 6118 (2007). Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. - Eurocódigo 2
As adaptações para cada país incluem o respetivo documento nacional de aplicação.- Eurocódigo 2 (UE)
EN 1992-1-1:2004/AC 2008. Design of concrete structures. Part 1-1: General rules and rules for buildings. o Eurocódigo 2 (França) NF EN 1992-1-1 :2005/NA: Mars 2007. Calcul des structures en béton. Partie 1-1 : Règles générales et règles pour les bâtiments. - Eurocódigo 2 (Portugal)
NP EN 1992-1-1:2010/NA. Projeto de estruturas de betão. Parte 1-1: Regras gerais e regras para edifícios.
- Eurocódigo 2 (UE)
- EHE-08 (Espanha)
Instrucción de Hormigón Estructural. - NTC: 14-01-2008 (Itália)
Norme tecniche per le costruzioni.
Códigos necessários na licença de utilizador
Para que o CYPECAD possa realizar a verificação de punçoamento segundo critérios normativos, é necessário que a licença de utilizador possua o código para utilizar o programa "Verificação de punçoamento". Além deste código é necessário que a licença de utilização inclua pelo menos os códigos que lhe permitem calcular o tipo de laje, na qual se deseja realizar a verificação de punçoamento (lajes maciças, Fungiformes ou laje de fundação).
Alteração do nome do programa
A partir da versão 2015.a o programa Novo Metal 3D (que possuía diferentes denominações segundo o idioma de instalação) passa a chamar-se CYPE 3D em todos os idiomas de instalação.
Exportação para Tekla® Structures de 64 bytes
A partir da versão 2015.a, CYPE 3D permite a exportação da estrutura calculada e dimensionada para Tekla® Structures de 64 bits.
Implementação de normas
Foram implementadas no CYPE-Connect as seguintes normas para realizar o dimensionamento e verificação de ligações metálicas no programa CYPE-Connect.
- ABTN NBR 8800:2008 (Brasil)
Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. - ANSI/AISC 360-05 (LRFD) (USA - Internacional)
Specification for Structural Steel Buildings. - ANSI/AISC 360-10 (LRFD) (USA - Internacional)
Specification for Structural Steel Buildings. - CAN/CSA-S16-01 (Canadá)
Limit States Design of Steel Structures
Estas normas já estavam implementadas desde versões anteriores no CYPECAD e no Novo Metal 3D (denominado CYPE 3D a partir da v.2015.a).
Implementação no CYPE-Connect de novos tipos de ligações
Foram implementados alguns tipos de ligações que em versões anteriores os módulos Ligações I, II, III, IV e V só podiam dimensionar com Novo Metal 3D (agora CYPE 3D):
- Ligações Pilar-Viga (viga contínua com pilar superior e/ou inferior)
- Ligações Viga-Viga (viga com a alma de outra)
- Empalmes (de perfis tubulares)
- Tirantes (pilar com tirante no banzo ou na alma e viga com tirante na alma)
- Placas de ancoragem (pormenorizada no seguinte ponto )
Portanto, a partir da versão 2015.a a tipologia de ligações que CYPE-Connect pode dimensionar, editar e verificar é a mesma que para CYPE 3D (Novo Metal 3D).
Placas de ancoragem
Foi implementado o dimensionamento e verificação de placas de ancoragem no programa CYPE-Connect. Com esta implementação, as ligações e placas de ancoragem que se dimensionam, editam e verificam no CYPE-Connect são as mesmas que no CYPE 3D (Novo Metal 3D).
De igual forma que sucede no CYPE 3D (Novo Metal 3D), se a licença de utilização possui os módulos de Ligações I, II, III e IV, poderá verificar, dimensionar e gerar placas de ancoragem de perfis laminados e compostos em duplo T. Se a licença de utilização possui o módulo "Placas de ancoragem" poderá verificar, dimensionar e gerar placas de ancoragem soldadas para qualquer disposição de pilar metálico de aço (perfis simples e múltiplos, laminados, compostos e enformados).
Seguimento económico da obra aplicando o modelo de Gestão do Valor Agregado (Earned Value Management - EVM)
O Earned Value Management (EVM), ou método de Gestão do Valor Agregado, é uma técnica de acompanhamento e controlo de projetos que permite realizar o acompanhamento dos custos e dos prazos de um projeto, proporcionando a informação necessária para a tomada de decisões. O modelo pode ser aplicado a uma unidade de obra, a um capítulo ou a toda a obra, quer na ótica da fiscalização, quer na ótica da direção de obra (empreiteiro).
O modelo EVM está baseado no capítulo 7 Project Cost Management do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) do American National Standard Institute, ANSI/PMI 99-001-2004.
Na versão 2015.a do Arquimedes e Controle de obra foi implementado este modelo para obter o acompanhamento económico da obra na ótica da direção de obra (empreiteiro). Numa versão futura está prevista a implementação do modelo EVM ao acompanhamento económico da obra na ótica da fiscalização.
Para realizar o acompanhamento económico da obra aplicando el modelo EVM na ótica da direção de obra (empreiteiro) com o Arquimedes e Controlo de obra, deve-se criar um diagrama de tempos–atividades com uma profundidade tipo Artigos para planificar a obra em fases (meses). Todas as tarefas devem estar vinculadas a centros de custo (tipo artigos) com quantidade e importância de estudo atualizadas, de acordo com os artigos da árvore de composição.
Novas tabelas de resumo de imputações
A importância executada de cada artigo em cada fase (mês) obtém-se através das imputações diretas e repercutidas classificadas por fases (meses).
Na versão 2015.a do Arquimedes e Controle de obra foram adicionadas duas novas opções ao menu Controle de obra> Ver:
- Resumo de imputações da obra
Apresenta uma tabela que inclui as importâncias parciais e acumuladas imputadas à obra, por fases de execução (meses), de acordo com os fechos de autos. - Resumo de imputações a artigos
Apresenta uma tabela que inclui as importâncias parciais imputadas em cada artigo da obra, por fases de execução (meses), de acordo com os fechos de autos.
Melhoria na apresentação da justificação do cálculo das repercussões de imputações do tipo A
Para melhorar a justificação de cálculo das repercussões de imputações tipo A foi reformulada a janela Detalhe dos unitários repercutidos que aparece quando existe sobre um artigo uma repercussão do tipo A e se faz duplo clique sobre a importância repercutida. Na janela são apresentados todos os fornecimentos repercutidos no artigo com a importância total repercutida aos artigos por imputações a capítulos com repercussão tipo A.
Os custos a repercutir por consumo teórico (repercussão tipo A) são obtidos da seguinte forma: nos capítulos devem ser atribuídas imputações que contenham os fornecimentos cujas importâncias se deseja repartir proporcionalmente aos artigos que contenham na sua composição do orçamento o mesmo tipo de fornecimentos (custos diretos). A distribuição é proporcional à quantidade teórica do referido fornecimento no artigo. A quantidade teórica calcula-se como o produto do seu rendimento na composição pela quantidade executada do artigo.
No caso dos artigos afetados possuírem imputações diretas do mesmo tipo de fornecimento a distribuição favorece as que não tenham as referidas imputações diretas.
Um exemplo deste tipo de imputação seria o caso de um fornecimento de betão de central cuja colocação em obra não se conhece com exatidão, pelo que se imputa diretamente ao capítulo raiz ou aos vários capítulos, distribuindo o programa a quantidade proporcionalmente aos artigos nos quais exista na sua composição o referido fornecimento.
Abertura de bases de dados de versões anteriores
Quando o Arquimedes abre uma base de dados gravada com uma versão anterior à atual, apresenta-se uma janela que permite abrir a obra em modo só de leitura e fazer uma cópia comprimida.
A partir da versão 2015.a, o Arquimedes permite abrir estas bases de dados em modo só de leitura, apesar de necessitarem ser atualizadas. Assim não serão modificadas ao abrir-se.
Actualização de preços e produtos de fabricantes
Gerador de preços para Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal
- ISOVER
- JIMTEN (sólo Portugal)
- LUMELCO (sólo Portugal)
- PLACO
Unidades de obra novas
Gerador de preços para Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal
ON: Obra nova OR: Obra Reabilitação |
|||
RSE (Revestimentos/Pavimentos/Técnicos): | |||
RSE015 | m2 | Pavimento técnico contínuo de placas de gesso com fibra, sistema "KNAUF". | ON/OR |
RTE (Revestimentos/Pavimentos/Tectos falsos): | |||
RTE016 | m2 | Tecto falso contínuo de placas de cimento, sistema "KNAUF". | ON/OR |
UXC (Infra-estruturas no logradouro/Pavimentos/Contínuos de betão): | |||
UXC100 | m | Junta de retracção em pavimento contínuo de betão, através do corte com disco de diamante. | ON/OR |
UXC110 | m | Junta perimetral de dilatação em pavimento contínuo de betão. | ON/OR |
UXC130 | m | Vedação de junta em pavimento contínuo de betão, através de massa vedante. | ON/OR |
UXC140 | m | Vedação de junta em pavimento contínuo de betão, através de perfil pré-moldado. | ON/OR |
Metal 3D clássico (programa descontinuado)
O programa Metal 3D clássico (só disponível nas instalações em catalão, castelhano e português) desaparece da instalação. CYPE 3D supera as suas prestações.