Na versão anterior (2014.a) implementou-se a introdução e verificação de aberturas horizontais em vigas altas de secções rectangulares, em "L" ou em "T" (sem treliça) desde o Editor de vigas avançado do CYPECAD e desde o programa Vigas contínuas.
Agora, na versão 2014.b inclui-se a possibilidade de introduzir aberturas verticais (rectangulares ou circulares) em vigas rasas ou altas de secções rectangulares, em "L" ou em "T" (sem treliça).
Para introduzir as aberturas verticais, foi implementada a opção Nova abertura vertical na janela flutuante Aberturas (Editar uma viga desde o separador Resultados de CYPECAD com o editor avançado de vigas> seleccionar o botão do editor).
O programa permite a introdução de aberturas verticais tanto nos banzos como na alma das vigas rasas e altas, sempre que se cumpram as seguintes condições:
- A dimensão transversal da abertura vertical deve ser inferior a um terço da largura da alma ou a dois terços da largura do banzo, em função da zona em que esteja situada a abertura.
- O comprimento da abertura deve ser inferior à largura da alma e à altura da viga.
- A posição da abertura vertical deve garantir que se respeitem os recobrimentos em todas as faces da abertura.
- A distância livre entre uma abertura vertical e o apoio da viga deve ser superior ao comprimento de confinamento lateral da abertura.
Além disso, a distância livre entre aberturas consecutivas, horizontais ou verticais, deve ser superior a duas vezes a altura da viga e superior à largura da alma da viga.
Não são permitidas a introdução de aberturas horizontais nem verticais nas zonas de confinamento descritas na norma sísmica seleccionada.
A secção resultante de aplicar à viga a redução devida à presença de uma abertura, será verificada com os critérios da norma seleccionada e além disso, incluindo a armadura da viga e os reforços dispostos na abertura.
Nas novidades da versão 2014.a, pode consultar os condicionantes da posição e dimensões das aberturas horizontais.
Quando se introduz uma abertura vertical que corta alguma armadura do pórtico, o programa emite um aviso, no qual se indica que o utilizador deve rever a disposição dos varões proposto pelo programa, isto após introduzir e verificar a abertura já que é possível que exista uma disposição de armadura mais simples de executar em obra. O utilizador poderia inclusivamente posicionar algumas das armaduras de reforço do pórtico numa segunda camada para que a disposição da armadura na abertura fosse mais construtiva.
As restantes opções de edição e verificações de Estados Limite Últimos (E.L.U.) de aberturas, funcionam do mesmo modo que nas aberturas horizontais e pode consultá-las no ponto Editor avançado de vigas. Aberturas horizontais em vigas da página de novidades da versão 2014.a.
Recorde que tanto as aberturas horizontais como as verticais não se consideram durante a fase de cálculo, pelo que tanto a sua posição como as suas dimensões devem ficar restringidas (tal e como foi indicado antes nas condicionantes da sua introdução) para que os esforços obtidos se possam considerar válidos.
Os pormenores das aberturas verticais geram-se automaticamente dentro da pormenorização do pórtico, do mesmo modo que se faz com as aberturas horizontais.