A partir da versão 2013.n, é possível introduzir maciços de uma e duas estacas com o pilar excêntrico relativo ao eixo definido pelas estacas. De igual modo, também é possível analisar maciços de encabeçamento de três ou mais estacas, com o pilar situado fora da área definida pelos centros das estacas.
Em ambos os casos, para poder realizar a análise é necessário possuir vigas de equilíbrio que resistem aos momentos flectores gerados pela excentricidade do pilar. O cálculo das armaduras principais do maciço, realiza-se supondo que o mesmo se encontra submetido à compressão centrada.
No caso dos maciços de uma e duas estacas, a viga de equilíbrio é necessária para garantir o equilíbrio da fundação se, como é habitual, se supõe que as estacas resistem unicamente aos esforços axiais.
Em todos os casos, o facto do pilar se encontrar localizado fora da área definida pelas estacas implica que o mecanismo de transmissão das cargas desde o suporte às estacas seja análogo ao de uma consola curta. Supõe-se que a armadura superior disposta na viga de equilíbrio é capaz de resistir às tracções correspondentes à armadura principal da consola, garantindo esse mecanismo de transmissão.