Cálculo de curto-circuito
O CYPELEC realiza o cálculo de correntes de curto-circuito utilizando método das componentes simétricas de acordo com a norma IEC 60909. Este método, baseado no teorema de Thevenin e aplicável a todo tipo de redes até 230 kV, consiste na indução de uma fonte de tensão equivalente no ponto de curto-circuito e na substituição de cada elemento elemento do circuito de defeito pelas respetivas impedâncias direta, inversa e homopolar. Uma vez estabelecido este sistema, procede-se à obtenção da corrente de curto-circuito no mesmo ponto onde foi colocada a fonte de tensão “virtual”.
Graças ao seu destacado aspeto analítico e à sua maior precisão em relação aos restantes métodos, dispõe-se da melhor ferramenta para o cálculo de defeitos na instalação.
Hipóteses para o cálculo das correntes de curto-circuito
Verificam-se as intensidades de curto-circuito máximas e mínimas para cada uma das hipóteses de alimentação estabelecidas, no caso em que exista mais do que uma, de modo a que os dispositivos de proteção garantam a proteção contra curtos-circuitos para todas as fontes de alimentação.