A partir da versão 2017.k atualizou-se a interface do programa IFC Builder. Esta novidade permite uma melhoria estética e funcional, adaptando a barra de ferramentas do programa às novas resoluções do ecrã.
Este novo formato, favorece a utilização do programa através de uma organização da barra de opções por temas (projeto, arquitetura, equipamento, edição e resultados) que agiliza o fluxo de trabalho e favorece a produtividade no processo de modelação.
De igual forma, que sucedeu na versão anterior (2017.j) com a interface dos programas CYPETHERM HVAC e StruBIM Foundations, as opções do menu que dispõem de várias ferramentas, desdobram os seus elementos em menus flutuantes. No caso do IFC Builder, estes menus dispõem de dois tipos de visualização que se alternam conforme se prime no ícone situado no canto superior esquerdo:
- Horizontal com ícones grandes e textos descritivos das ferramentas
- Vertical com ícones pequenos e textos descritivos das ferramentas
Os menus flutuantes podem fixar-se no ecrã selecionando o ícone situado no canto superior direito ( Fixado, Não fixado), de modo que não desapareçam quando se ativa outro grupo de ferramentas ou quando se volta a entrar no programa. Os menus flutuantes também se podem aderir às áreas laterais de trabalho ficando com o aspeto de barras de ferramentas (ver o ponto Menus flutuantes de ferramentas das novidades da versão 2017.j).