Partilhar

Versão

Programas relacionados

Pilares de betão de secção genérica

Introdução

Foi implementado um novo tipo de pilares de betão: pilares de secção genérica definida pelo utilizador. Esta melhoria permite calcular projetos com pilares de qualquer forma. Até à versão 2018.a os pilares de betão podiam ser de secção retangular ou circular.

Os pilares de betão de secção genérica compõem-se de uma secção de betão definida pelo utilizador e uma disposição de armadura longitudinal. Quer as secções como as disposições de armadura são editáveis pelo utilizador.

O tipo de betão e aço serão os mesmos que os definidos para os restantes pilares de betão em "Dados obra".

No painel de "Tipo de secção", que se mostra no momento de introduzir ou editar um pilar, aparece este novo tipo. É possível selecionar uma secção da biblioteca ou acrescentar uma nova. A esta secção poderá aplicar-se simetrias relativas aos eixos locais. Além disso, poderá definir-se uma disposição de armadura e os diâmetros dos varões longitudinais. Colocar armadura é algo opcional, se não se ativar a opção de ‘Armadura’, o pilar não se verificará, é realizada a análise de esforços mas não se realizará nenhuma verificação desse pilar. A armadura pode ser atribuída a partir do separador "Entrada de pilares" e no separador "Resultados" a partir da edição do "Quadro de pilares".

As secções genéricas definidas pelo utilizador podem-se armazenar em biblioteca que será partilhada com os pilares de secção genérica de material genérico. Ambos tipos de pilares utilizam o mesmo editor de secções genéricas, à qual foi feita referência em esta página Web no subponto Secção genérica do ponto "Pilares de material genérico".

Disposição da armadura longitudinal

Para que se realizem verificações nestes pilares é necessário dispor armadura e para isso seleciona-se uma disposição de armadura compatível com a secção e os diâmetros dos varões. Uma disposição de armadura definida em uma secção será compatível com secções da mesma geometria. Por exemplo, se um utilizador define uma série de disposições de armadura possíveis para um pilar com geometria de pentágono regular, essas disposições serão compatíveis com outra secção da mesma geometria, mas de dimensões diferentes.

As diferentes disposições de armadura armazenam-se em uma biblioteca definida pelo utilizador.

A partir de uma secção previamente introduzida pode-se definir uma disposição de varões longitudinais. No editor de disposições encontram-se várias opções para definir a posição dos varões.

Salienta-se que não se definem varões de um diâmetro dado, mas sim a sua posição. Deste modo, pode-se utilizar uma disposição de varões longitudinais da biblioteca para pilares com varões de diâmetros diferentes e incluindo para secções da mesma geometria mas dimensões diferentes.

As ferramentas do editor de disposições são:

  • Gerar varões nos cantos
  • Colocar varões em todos os vértices da secção
  • Introduzir varões no canto selecionado
  • Introduzir varões numa face
  • Introduzir varões entre dois pontos
  • Introduzir um varão numa posição livre
  • Eliminar varão
  • Definir etiquetas
    As etiquetas permitem definir agrupamentos de varões do mesmo diâmetro ou simplesmente uma referência à sua posição. A cada etiqueta se atribuirá um diâmetro de varão.

Na vista da secção desenha-se uma linha descontínua que mostra a zona interior do perímetro fechado, onde se colocarão os varões de canto e faces. Portanto, o recobrimento total dos varões definidos nos cantos ou nas faces será a soma do recobrimento geométrico mais o diâmetro do estribo perimetral.

Quando se acrescentam varões nos cantos aparece um painel onde se pode definir a etiqueta e optar entre introduzir um, dois ou três varões. Com os varões nas faces aparecerá um painel similar onde se poderá definir a etiqueta desses varões, número de varões na face e se deseja colocar um varão simples ou dois varões unidos.

Quadro de pilares

A partir do quadro de pilares é possível editar e verificar estas secções. Realizam-se as verificações de armadura mínima e máxima, e de resistência a solicitações normais. Na presente versão o programa não dimensiona a armadura, verifica a armadura definida pelo utilizador.

A partir do quadro de pilares pode-se:

  • Editar os diâmetros dos varões da disposição de armaduras atribuída à secção.
  • Acrescentar novas disposições.

Podem-se gerar os mesmos desenhos e listagens que para pilares de secção retangular ou circular tendo em conta que as listagens de quantidades não incluem a medição da armadura transversal.