Caraterísticas principais do programa
CYPE Health and safety é um programa criado para ajudar o utilizador na elaboração dos desenhos de elementos de proteção coletiva para que sejam incorporados ao Projeto de Segurança e Saúde. Também exporta a medição dos elementos introduzidos no formato FIEBDC-3 para ser tratada por programas de medições e orçamentos.
Para trabalhar com "CYPE Health and safety, será necessário que o utilizador vincule o seu projeto de proteções coletivas a um projeto BIM e o programa importará a os níveis do projeto. Em cada nível o utilizador poderá desenhar os elementos de segurança que deseja incluir na obra.
Com "CYPE Health and safety" o utilizador pode definir as fases construtivas do projeto e incluir em cada uma delas os sistemas de proteção coletiva.
Fases construtivas do projeto
"CYPE Health and safety" permite definir as fases construtivas do projeto que são necessárias para a criação das medidas de segurança.
Se forem definidas estas fases, o utilizador indica as fases nas quais está disponível cada sistema de proteção coletiva utilizado.
Sistemas de proteção coletiva
O programa dispõe dos seguintes sistemas de proteção coletiva:
- Guarda-corpos e suportes de guarda-corpos
O utilizador deve introduzir primeiro os suportes dos guarda-corpos (especificando se são fixos ou telescópicos) e depois um guarda-corpo.
- Redes verticais e suportes de tipo forca
Para a introdução de um sistema de proteção usando redes verticais, os suportes das redes devem ser introduzidos primeiro, especificando se a fixação é feita por meio de forcas de aço ou por meio de uma abertura na laje.
- Proteções de aberturas em lajes
Estas proteções podem ser de três tipos, rede de segurança tipo S, malha metálica ou pranchões de madeira.
- Andaimes
É possível a definição de andaimes do tipo europeu. O andaime é introduzido definindo o número de vãos, os números de níveis em cada vão e os elementos que compõem cada módulo.
- Zonas de armazenamento
O programa permite especificar zonas de armazenamento quer em lajes como fora delas.
- Cartazes e sinalização
O utilizador pode configurar os cartazes indicativos de riscos selecionando os sinais que fornece o programa ou criando novos sinais através da importação de ficheiros em formato jpeg, jpg, bmp, png, wmf, emf ou pcx.
- Vedação perimetral
Através da introdução de vedações, o utilizador pode delimitar as áreas de trabalho, restringir o acesso à obra e delimitar as áreas de passagem de peões.
- Escavações
É possível introduzir escavações de valas, caboucos ou desaterro.
- Acessos
Através desta opção podem-se introduzir as escadas e as rampas de acesso, bem como as passagens de circulação.
Importação do modelo topográfico
É possível importar do projeto BIM o modelo topográfico do terreno e interatuar com ele. Os elementos introduzidos serão colocados à cota detetada no modelo topográfico. Em cada planta o utilizador pode selecionar se deseja ver ou não a topografia.
Para que "CYPE Health and safety" interprete corretamente o modelo topográfico, é imprescindível que o programa que gerou o modelo do terreno o tenha feito numa entidade do tipo "IFCSite" ou "IFCGeographicalElement".
Resultados
Desenhos
Com "CYPE Health and safety" o utilizador pode obter os desenhos das plantas com os diversos elementos de proteção coletiva que tenha definido na obra para incorporá-los no Projeto de Segurança e Saúde. Os desenhos em DXF podem incluir-se como documentos anexos no projeto alojado na plataforma BIMserver.center.
Exportação para o formato FIEBDC-3
"CYPE Health and safety" permite a exportação da medição de todos os elementos de segurança definidos no projeto para o formato standard FIEBDC-3. Este formato pode ser importado por programas de medições e orçamentos para elaborar o orçamento e completar assim o Projeto de Segurança e Saúde.