As pontes térmicas incluídas na envolvente térmica dos edifícios são identificadas automaticamente quando se procede ao cálculo (menu Resultados> Calcular) desde os separadores Novo Cypeterm ou Climatização do programa CYPECAD MEP, mediante a análise dos elementos construtivos introduzidos.
Na versão 2015.f foi incluída a possibilidade de modificar a transmitância térmica linear e o fator de temperatura superficial interior (este último parâmetro só se especifica no CYPECAD MEP para Espanha) de uma ponte térmica.
Depois de selecionar a opção "Visualização de pontes térmicas" (menu Resultados ou ícone , que calcula a obra e visualiza no ecrã as arestas das pontes térmicas detetadas), o utilizador pode editar os valores calculados de cada ponte térmica selecionando uma aresta (transmitância linear e no CYPECAD MEP para Espanha também o fator de temperatura superficial interior). A edição realiza-se mediante os seguintes ícones ou mediante as opções correspondentes do menu "Resultados":
- Mostra os valores calculados ou atribuídos da aresta selecionada (existente em versões anteriores)
- Edita os valores calculados ou atribuídos da ponte térmica ao que pertence a aresta selecionada (opção nova).
- Copia os valores atribuídos à ponte térmica correspondente à aresta selecionada (opção nova). Funciona do seguinte modo:
- Seleciona-se uma aresta da ponte térmica da qual se deseja copiar as suas características. Esta opção, só copia as características das pontes térmicas que foram modificadas pelo utilizador, pelo que não tem efeito, se for sobre uma aresta de uma ponte térmica que não tenha sido modificada.
- Se premir com o botão esquerdo do rato sobre uma aresta da ponte térmica à qual deseja atribuir as características copiadas no passo anterior. É possível copiar sobre várias pontes térmicas selecionando alguma das suas arestas uma a uma.
- Se premir o botão direito do rato para confirmar a cópia.
- Elimina os valores de utilizador atribuídos à ponte térmica, selecionando uma das suas arestas (opção nova). Essa ponte térmica voltará a adotar as características calculadas pelo programa. Nunca apaga os valores calculados pelo programa.
As arestas das pontes térmicas modificadas desenham-se com um ponto na sua parte central.
Quando se seleciona uma aresta pertencente a uma ponte térmica que influi sobre dois ou mais compartimentos climatizados, por exemplo, o encontro entre fachada e laje entre pisos, o utilizador só vê a aresta pertencente à planta que se visualiza no ecrã. Não obstante, a edição que se está a realizar é a da ponte térmica, pelo que o valor introduzido para a transmitância linear se divide entre o número de arestas que tem a ponte térmica. No caso do exemplo mencionado, no diálogo de edição indica-se "Transmitância linear (Ψ=Ψ1+Ψ2)". Além disso, mostram-se os valores atribuídos de qualquer das duas arestas (mediante o íconen ) valor indicado é a metade do introduzido neste caso. Ambas arestas, a selecionada e a pertencente à mesma ponte térmica linear, representam-se graficamente com o ponto que as identifica como aresta editada.
A definição destes parâmetros da ponte térmica realiza-se introduzindo o seu valor numérico. No CYPECAD MEP para Espanha, também pode definir-se selecionando uma ponte térmica entre os tipos predefinidos da biblioteca de LIDER e no CYPECAD MEP para França selecionando uma ponte térmica da biblioteca da norma RT 2012.
No caso da biblioteca de LIDER, cada tipo predefinido dispõe de uma Transmitância linear e de um Fator de temperatura superficial interior definida pelo LIDER que se podem visualizar no diálogo de seleção. Os valores que LIDER adota para cada tipo de ponte térmica só contempla a posição geométrica do isolamento térmico. Não se tem em conta os materiais que compõem os elementos construtivos, pelo que os valores da Transmitância linear e do Fator de temperatura superficial interior definidos por LIDER são aproximados.