Janelas flutuantes e suas ferramentas
As melhorias no ambiente de trabalho do CYPECAD MEP da versão 2014.d estão relacionadas com a utilização de janelas flutuantes que aparecem durante a utilização de diversos comandos.
A configuração destas janelas flutuantes é independente para cada separador do CYPECAD MEP (Cypeterm, Cypevac 3D, Climatização, Electricidade...), o que permite que o trabalho em cada separador possa acomodar-se às necessidades e práticas de cada utilizador. Por exemplo, se um utilizador realiza normalmente a introdução de elementos construtivos no separador Cypeterm, pode distribuir as ferramentas para definir estes elementos na parte lateral esquerda da janela de trabalho, de modo que nessa janela esteja sempre disponível e que não apareçam em outros separadores, nas quais poderá incluir outras ferramentas diferentes.
Em versões anteriores, as janelas flutuantes apareciam no ecrã quando se utilizavam comandos a partir dos menus ou quando se premiam os ícones que aparecem na barra de ferramentas superior. Agora, as janelas flutuantes só aparecem quando se seleccionam os ícones da barra de ferramentas, embora que os menus desdobráveis mostrem as diferentes ferramentas em sucessivos menus desdobráveis, colocando simplesmente o cursor do rato na opção desejada. Deste modo, o utilizador pode ver todas as ferramentas disponíveis de cada menu desdobrável, seleccionando o menu desejado e passando o cursor do rato por cima de cada opção ou de outros menus. Antes, para ver as ferramentas de cada opção devia-se seleccionar esta, e voltar a seleccionar outra opção para localizar mais ferramentas.
Recorde que os ícones da barra de ferramentas superior configuram-se mediante o ícone , situado na parte superior direita da janela do programa.
Seguidamente, pormenorizam-se as novas possibilidades de configuração das janelas flutuantes e das ferramentas que contêm:
- Aspecto das janelas flutuantes
- Visibilidade das janelas flutuantes (manter visível ou ocultar automaticamente)
- Distribuição das ferramentas das janelas flutuantes em redor da área de trabalho
- Memorização da posição, o aspecto e a visibilidade das janelas flutuantes
Aspecto das janelas flutuantes
A partir da versão 2014.d, as janelas flutuantes do CYPECAD MEP podem visualizar-se de três modos diferentes, atendendo à distribuição das ferramentas que contêm (em versões anteriores só existem dois tipos de visualização):
- Ferramentas distribuídas em fila (sem textos)
- Ferramentas distribuídas em coluna (com textos)
- Ferramentas distribuídas em coluna (sem textos) (nova visualização da versão 2014.d)
Para alterar o aspecto das janelas flutuantes, basta premir sucessivamente o ícone situado no canto superior esquerdo de cada janela flutuante.
Visibilidade das janelas flutuantes (manter visível ou ocultar automaticamente)
A partir da versão 2014.d, CYPECAD MEP permite manter visíveis as janelas flutuantes, mesmo que o utilizador seleccione outras ferramentas do mesmo separador. Deste modo poderá ter sempre acessíveis várias janelas flutuantes ao mesmo tempo.
Para manter a visibilidade de uma janela flutuante, basta premir o ícone situado no canto superior direito. Premindo sucessivamente este ícone, altera-se o estado de visibilidade da janela:
- Se o ícone tem este aspecto, a janela permanece no ecrã embora se seleccionem outras ferramentas
- Se o ícone tem este aspecto, a janela se ocultará automaticamente quando se seleccione outra ferramenta.
Existe outra possibilidade para que as ferramentas da janela flutuante estejam sempre acessíveis e consiste em posicionar esta janela em redor da área de trabalho.
Distribuição das ferramentas das janelas flutuantes em redor da área de trabalho
É possível posicionar as ferramentas que estão presentes nas janelas flutuantes em redor da área de trabalho do CYPECAD MEP.
Para isso basta deslocar a janela flutuante até uma zona lateral, ou acima ou abaixo da área de trabalho, tal e como se mostra na imagem adjunta. As janelas flutuantes deslocam-se no ecrã como qualquer janela de Windows (mantendo premido o ícone esquerdo do rato à medida que o deslocamos).
Quando o utilizador começa a mover a janela flutuante, o cursor toma a forma de uma mão aberta , e quando chega a um lado do contorno da área de trabalho onde se podem colocar as ferramentas das janelas flutuantes, o cursor toma a forma de uma mão que assinala com o dedo indicador. . Em nesse momento se deixar de premir o botão esquerdo do rato, a janela flutuante desaparece e as suas ferramentas ficam colocadas no lado do contorno, para onde o utilizador deslocou a janela.
É possível colocar no contorno as ferramentas de várias janelas flutuantes, e podem posicionar-se umas ao lado das outras ou seguidamente de outras. Cada coluna ou linha de ferramentas tem no seu início um separador de maior largura que o separa de cada ferramenta.
As ferramentas assim colocadas são memorizadas pelo programa. Deste modo o utilizador pode configurar a janela de trabalho de cada separador (Cypeterm, Cypevac 3D, Climatização, Electricidade...) com as ferramentas que utilizar com mais assiduidade.
Se o utilizador o desejar, pode voltar a colocar as ferramentas dentro da sua janela flutuante. Para isso basta arrastar para o interior da área de trabalho as ferramentas posicionadas no contorno, mantendo premido o botão esquerdo do rato sobre o separador de maior largura que existe ao início de cada coluna ou linha de ferramentas.
Memorização da posição, o aspecto e a visibilidade das janelas flutuantes
Em versões anteriores as janelas flutuantes não aparecem no ecrã tal e como o utilizador as tinha posicionado da última vez que trabalhou com o programa. A partir da versão 2014.d, o programa grava a posição, o aspecto e a visibilidade das janelas flutuantes, e também a distribuição de ferramentas que se tenha colocado em redor da área de trabalho. Deste modo, quando o utilizador entra no programa ou altera de separador (Cypeterm, Cypevac 3D, Climatização, Electricidade...), a configuração de ferramentas das janelas flutuantes é a mesma que da última vez que trabalhou com o programa.