A consideração do efeito dos elementos não estruturais (paredes exteriores e interiores) no comportamento de um edifício frente às acções sísmicas é de vital importância, especialmente quando existem plantas diáfanas ou com paredes (exteriores ou interiores) menos rígidas que no resto das plantas.
Existem normas que obrigam a contemplar a ausência ou diminuição da rigidez das paredes em determinadas plantas, mediante a aplicação de factores de amplificação de momentos e esforços transversos para pilares, vigas, muros e paredes de betão armado, naquelas plantas que oferecem menos rigidez relativamente às restantes, devido aos deslocamentos horizontais provocados pela acção sísmica. Por exemplo a norma IS 13920 (Índia) -Soft Storey- ou o Projecto de Regulamento CIRSOC 103-2008 (Argentina) - Piso débil. Logicamente, a tendência das normas que não contemplam estes efeitos deve ir no caminho de tê-los em conta.
A versão 2013.l do CYPECAD permite introduzir factores de amplificação de momentos e esforços transversos para pilares, vigas, muros e paredes de betão armado nas plantas que o utilizador desejar, independentemente da norma seleccionada. Para isso foi implementado no diálogo Dados obra (menu Obra> Dados obra) a opção Amplificação de esforços por planta. A activação desta opção abre um diálogo com o mesmo nome. Se a norma seleccionada contempla o efeito da menor rigidez de plantas que possuem divisórias mais débeis, o programa mostra neste diálogo os factores de amplificação de momentos e esforços transversos correspondentes, para que o utilizador seleccione as plantas onde deseja aplicá-los. Também oferece a possibilidade do utilizador indicar os factores que desejar. Se a norma seleccionada não contempla estes efeitos, o programa permite introduzir os factores de amplificação que desejar nas plantas que seleccionar.
Para a consideração do efeito que tem a ausência de paredes exteriores e interiores em determinadas plantas relativamente à acção sísmica, este método é uma aproximação à realidade do comportamento do edifício.
CYPE implementará numa próxima versão, uma ferramenta que contempla de modo mais preciso, a influência da distribuição no edifício das paredes exteriores e interiores. Esta ferramenta é fruto de um projecto de I+D+i que CYPE está desenvolvendo com a colaboração do Centro Internacional de Métodos Numéricos en Ingeniería (CIMNE) da Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), e que está financiado pelo Centro para o Desarrollo Tecnológico Industrial –CDTI - e co-financiado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional - FEDER). O objectivo deste projecto de I+D+i consiste no desenvolvimento de um método de análise dinâmica de edifícios submetidos a acções sísmicas que inclua o efeito dos elementos construtivos utilizados nas paredes exteriores e interiores e sua implementação numa ferramenta informática de dimensionamento e cálculo que satisfaça os critérios de produtividade e segurança exigíveis para o projecto de estruturas de edificação; o mesmo é dizer, que mantenha os tempos de computação num valor admissível.
Na página Projectos de I+D+i da CYPE dispõe de mais informação sobre esta ferramenta que se encontra em fase de elaboração.