Partilhar

Versão

Programas relacionados

Critérios de projecto por capacidade para o cálculo sísmico em pilares de betão

As normas de diversos países possuem critérios de projecto por capacidades para pilares e vigas de betão aplicáveis ao cálculo sísmico. Estes critérios têm a finalidade de evitar a ocorrência de modos de rotura frágeis que possam produzir o colapso da estrutura mediante a formação de mecanismos. Os critérios de projecto por capacidades estão baseados no incremento da resistência à flexão dos suportes relativamente às vigas, e incrementar proporcionalmente a resistência ao esforço transverso de pilares e vigas, melhorando a ductilidade da estrutura. Com isto pretende-se evitar por um lado a formação de rótulas plásticas nos suportes antes que nas vigas e, por outro, evitar as falhas por esforço transverso (frágeis) antes que as falhas por flexão.

A tendência das diversas normas, em matéria de construção sismo-resistente, é a de aplicar estes critérios mediante a utilização de factores de sobrerresistência à flexão dos suportes relativamente às vigas, e factores de sobrerresistência ao esforço transverso relativamente à resistência à flexão em pilares e vigas.

A versão 2013.e de CYPECAD implementa os critérios de projecto por capacidade para a flexão nos suportes segundo o Anexo 10 da EHE-08. Em próximas actualizações serão implementadas as restantes verificações da EHE-08 e as verificações de outras normas.