Atribuir códigos
Com a regra de medição selecionada, clica-se no botão "Atribuir códigos" situado sobre o painel "Regras de medição". O banco de preços de referência é apresentado junto a este botão.
Esta operação abre um novo painel que permite a navegação sobre a estrutura de capítulos do banco de preços de referência.
O painel abre-se no lado direito da janela e será necessário deslocá-lo. Para isso, é preciso posicionar-se sobre os pontos situados à esquerda do painel e arrastá-lo para a esquerda.
São apresentadas várias ferramentas na parte superior do painel:
- Adicionar. Permite adicionar a unidade de obra selecionada do banco de preços à regra de medição.
- Atribuir. É utilizado para substituir unidades de obra anteriormente associadas à regra por novas unidades de obra do banco de preços.
- Atribuir todos. Utiliza-se para substituir as unidades de obra previamente associadas à regra por unidades de obra do banco de preços que tenham o mesmo código.
Na janela a opção “Atribuir código do capítulo” pode ser desmarcada ou marcada, permitindo ao utilizador manter a sua própria codificação ou adotar a do banco de preços, respetivamente, de acordo com suas necessidades. - Capítulos. Captura a estrutura de capítulos do banco de preços e atribui-a à do critério de medição.
- Procurar. Permite procurar um recurso incluído no banco de preços; a ferramenta pesquisa por texto, resumo, código ou palavra-chave.
- Sincronizar. A sua ativação permite localizar no banco de preços qualquer uma das unidades de obra selecionadas no painel "Unidades de obra" das regras de medição.
- Seleção do banco de preços de referência. Permite, através de uma lista, selecionar um banco de preços entre os existentes.
Para transferir uma unidade de obra do banco de preços de referência para a regra de medição criada, seleciona-se a unidade de obra que se deseja associar e clica-se no botão "Adicionar" na parte superior do painel aberto.
Abre-se então outro painel, correspondente à unidade de obra, na qual todos os campos da secção "Dados" terão sido automaticamente preenchidos com os campos correspondentes à unidade de obra selecionada.
Deve-se completar a secção "Medição" estabelecendo o critério de medição dos elementos previamente filtrados.
Por exemplo, se se quiser medir os pilares pelo seu volume, basta chamar o parâmetro "NetVolume" clicando na seta azul à direita de qualquer uma das dimensões parciais (B, C e D) e selecionar o parâmetro apresentado na lista (se necessário, introduzir um texto para a pesquisa, por exemplo, "volume"). Os restantes campos da secção "Medição" são deixados em branco e clica-se em "Aceitar".