A Câmara Municipal de Málaga está empenhada na digitalização da gestão dos projetos de construção, com o objetivo de acelerar e reduzir o tempo necessário para a concessão de licenças urbanísticas. Depois de identificar a necessidade de modernizar os processos administrativos, o conselho lançou o projeto piloto “Licenças Digitais de Construção”, que será aplicado nas áreas de desenvolvimento de Sánchez Blanca e Cortijo Merino.
O projeto, gerido através dos departamentos de Urbanismo e Inovação da Câmara Municipal de Málaga, pretende automatizar a verificação e controlo dos parâmetros urbanísticos para minimizar as necessidades de correção dos projetos. Para isso, a Câmara Municipal optou por implementar a solução desenvolvida pela CYPE. Uma solução concebida com base em critérios de revisão antecipada de projetos, que utiliza formatos normalizados abertos que garantem a interoperabilidade e a perdurabilidade da informação, e que utiliza tecnologias BIM e SIG. Desta forma, automatiza-se a verificação e controlo dos parâmetros urbanísticos, realizando análises sistematizadas, automáticas e semiautomáticas.
O projeto “Licenças Digitais de Construção” é complementado por outras medidas tomadas pela Câmara Municipal de Málaga para acelerar a concessão de licenças, como a atualização da portaria para a tramitação de licenças urbanísticas e a incorporação de entidades urbanísticas colaboradoras (EUCA) no processo. Além disso, a corporação municipal estabeleceu ações conjuntas através de acordos com as principais associações profissionais da cidade para reforçar a colaboração entre os técnicos municipais e os profissionais das associações.
As autarquias locais confiam no CYPE para acelerar os seus procedimentos de licenciamento urbanístico
Málaga reflete uma tendência global para a digitalização dos departamentos urbanísticos. Esta modernização, impulsionada por soluções como as desenvolvidas pela CYPE, tem como objetivo reduzir a carga burocrática, melhorar a eficiência e, em última instância, contribuir para a redução de custos no sector da construção. A CYPE tem uma vasta experiência neste tipo de projetos piloto através de acordos com outros municípios.
Com a sua aposta na digitalização da gestão das licenças urbanísticas com o objetivo de minimizar os atrasos na sua concessão, a CYPE está a marcar a sua posição a nível internacional. Em Madrid, esta solução foi aplicada em diversas áreas, como os projetos Mahou-Calderón e Los Berrocales. Isto permitiu uma tramitação mais eficiente através da utilização de modelos digitais e da metodologia BIM.
Do mesmo modo, cidades como Vila Nova de Gaia (Portugal) e Rennes (França) lançaram projetos piloto para digitalizar o processo de licenciamento utilizando a tecnologia CYPE para agilizar os procedimentos e otimizar a comunicação entre a administração pública e os profissionais do setor.
Além disso, em consonância com as diretivas da UE sobre digitalização, a CYPE recebeu financiamento através do projeto CHEK Digital Building Permit. O principal objetivo deste projeto é fornecer uma série de ferramentas inovadoras para apoiar a modernização das autoridades urbanísticas e permitir que os técnicos municipais analisem os projetos através de modelos digitais, automatizando a verificação e o controlo dos parâmetros urbanísticos.