Medição de modelos BIM através de regras de medição previamente definidas
Para realizar a medição de modelos BIM utilizando as regras de medição anteriormente definidas, basta seguir os passos descritos nas secções Importação de modelos BIM, Bancos de preços, Conjuntos de regras de medição e Geração e atualização do orçamento. Estes passos são explicados de seguida.
Importação de modelos BIM
A origem dos dados de medição provém da informação contidas nos ficheiros IFC de um projeto, sendo o formato IFC entendido como a norma de referência para a troca de informação de modelos BIM.
O Open BIM Quantities é uma aplicação que permite obter medições a partir de modelos IFC existentes. O mais habitual é vincular-se a um projeto alojado na plataforma BIMserver.center que já contenha pelo menos um modelo. Neste caso, a aplicação oferece a possibilidade de incluir qualquer um dos modelos existentes nesse projeto, modelos esses que serão visíveis e mensuráveis no Open BIM Quantities.
Ao criar uma nova obra e selecionar um projeto existente na plataforma BIMserver.center a partir de "Selecionar projeto", realiza-se a "Importação de modelos BIM" contidos nesse projeto. Ao aceder à interface, a janela gráfica mostrará os modelos importados.
Bancos de preços
Tendo em conta que o programa estabelece uma relação entre as componentes do modelo e as linhas de medição pertencentes às unidades de obra, é necessário gerir bancos de preços que contenham toda a informação necessária para a definição de medições e orçamentos.
A aplicação permite a criação de bancos a partir do zero (estrutura de capítulos, unidades de obra, composição de artigos, etc.), no entanto, é mais interessante importar bases de dados (ou recursos individuais) procedentes de bancos de preços desenvolvidos de acordo com a norma FIEBDC-3 (.bc3).
Para criar ou importar um banco de preços, acede-se à opção "Bancos de preços" no grupo "Projeto", no separador "Medição do modelo BIM".
Conjuntos de regras de medição
Estabelece-se um conjunto de regras de medição com o objetivo de transformar os dados contidos nos elementos ou componentes do modelo em unidades de obra.
Permitem, por um lado, o filtro de elementos com base nas suas propriedades e, por outro, indicar quais as suas quantidades que serão utilizadas na medição das unidades que se vão gerar. Em suma, estas regras definem quais os elementos a medir e como devem ser medidos ou orçamentados.
A opção "Conjuntos de regras de medição" pode ser acedida a partir do grupo "Projeto" no separador "Medição do modelo BIM" da barra de ferramentas principal.
Geração e atualização do orçamento
A partir da opção "Atualizar medição" no grupo "Atualizar" da barra de ferramentas superior, que se encontra no separador "Orçamento", o orçamento pode ser gerado e atualizado.
A ativação desta ferramenta gera de forma automática, após a seleção do banco de preços, o orçamento com base nas regras de medição escolhidas.