Definição da aparelhagem e da canalização nas linhas e circuitos
A definição da aparelhagem elétrica e a canalização é realizada na secção "Aparelhagem/Canalização", situada no lado direito dos painéis de edição dos agrupamentos, linhas, circuitos, quadros e linhas especiais.
Através de uma tabela é possível introduzir, eliminar ou reposicionar aparelhagem de diferentes tipologias, na cabeceira ou na base de cada uma das linhas.
A aparelhagem disponível no programa e as opções de definição da canalização são as seguintes:
Disjuntor magneto-térmico
A proteção por disjuntor magneto-térmico é o elemento que normalmente se destina a proteger a linha contra sobreintensidades e curtos-circuitos. Também é possível associar ao disjuntor magneto-térmico uma proteção diferencial contra contactos indiretos. O programa permite adicionar disjuntores magneto-térmicos nos agrupamentos, linhas e circuitos de tipo doméstico ou análogo, e terciário ou industrial, indicando as seguintes características:
- Âmbito de utilização: Doméstico ou análogo (IEC 60898)
- Intensidade nominal (A)
- Poder de corte (kA)
- Curva
- Polaridade (opcional)
- Proteção diferencial (opcional)
- Sensibilidade
- Tipo
- Classe
- Limitador de sobretensões permanentes (opcional)
A intensidade nominal do bloco de proteção diferencial será a mesma que a definida nas propriedades do disjuntor magneto-térmico.
Se se ativar a opção "Limitador de sobretensões permanentes", aparecerá sobre o esquema unifilar um ícone representativo do sistema de bobinas que é normalmente colocado nos disjuntores magneto-térmicos para provocar o disparo dos mesmos no caso em que se produza una flutuação que aumente o valor da tensão acima do limite de segurança.
- Âmbito de utilização: Terciário (IEC 60947-2)
- Intensidade nominal (A)
- Poder de corte último (kA)
- Poder de corte de serviço (25% / 50% / 75% / 100%)
- Curva (B / C / D)
- Polaridade (opcional)
- Proteção diferencial (opcional)
- Sensibilidade
- Tipo
- Classe
- Limitador de sobretensões permanentes (opcional)
- Âmbito de utilização: Industrial (IEC 60947-2)
- Intensidade nominal (A)
- Regulação da intensidade nominal (opcional)
Além de estabelecer a intensidade nominal do dispositivo, é possível regular este valor introduzindo o valor de regulação no quadro.- Fator de regulação da intensidade nominal
- Fator de disparo em curto-circuito
O fator de disparo em caso de curto-circuito definirá a vertical corresponde ao disparo magnético do dispositivo resultante da multiplicação do valor da intensidade regulada pelo referido fator. - Categoria
A categoria do dispositivo permite definir o último escalão do gráfico intensidade/tempo.- A (sem atraso)
- B (com atraso)
- Tempo de atraso curto (s)
- Intensidade de curta duração admissível (kA)
- Poder de corte último (kA)
- Poder de corte de serviço
Definidos como quartis do poder de corte último:- 25% / 50% / 75% / 100%
- Curva (B / C / D)
- Polaridade (opcional)
- Proteção diferencial (opcional)
- Sensibilidade
- Tipo (Instantâneo / Seletivo)
- Classe (AC / A / A 'Si' / B / B 'Si')
- Limitador de sobretensões permanentes (opcional)
Ao clicar no botão "Consultar seleção" aparece a curva intensidade-tempo correspondente às características introduzidas.
Diferencial
A proteção diferencial é utilizada para proteger uma linha contra contactos indiretos e perdas de correntes de fuga. O programa permite definir diferenciais num agrupamento, linha ou circuito indicando as seguintes características:
Diferenciais modulares
- Configuração: Modular
- Intensidade nominal (A)
- Sensibilidade
- Tipo (Instantâneo / Seletivo)
- Classe
- AC
- A
- A 'Si' (superimunizado)
- B
- B 'Si' (superimunizado)
- AC / A / A 'Si' / B / B 'Si')
Relés diferenciais com toroidais
Para ampliar a seleção de diferenciais com uma intensidade nominal mais elevada, o programa dispõe de uma opção para selecionar uma proteção diferencial através de um dispositivo toroidal ligado ao relé de disparo correspondente.
- Configuração: Relé + Toroidal
- Intensidade nominal (A)
- Sensibilidade
- Tipo (Instantâneo / Seletivo)
- Classe
- AC
- A
- A 'Si' (superimunizado)
- B
- B 'Si' (superimunizado)
- Diâmetro do toroidal (mm)
Trata-se do diâmetro necessário para abarcar os cabos que se vão proteger.
Fusível
Tal como o disjuntor magneto-térmico, os fusíveis são geralmente utilizados para proteção da linha contra sobreintensidades e curtos-circuitos.
El programa permite definir fusíveis num agrupamento, numa linha ou num circuito indicando as seguintes características:
- Tipo (gL/gG / aM)
- Intensidade nominal (A)
- Poder de corte (kA)
Guarda-motor
O disjuntor motor é o elemento que normalmente se coloca para proteção contra sobreintensidades e curtos-circuitos nas linhas que alimentam cargas de motor.
O programa permite definir protetores de motores numa linha ou num circuito indicando as seguintes características:
- Intensidade nominal (A)
- Poder de corte (kA)
Limitador de sobretensões transitórias
O programa permite definir limitadores de sobretensões transitórias (dispositivos de proteção contra sobretensões de origem atmosférica) num agrupamento, linha ou circuito indicando as seguintes características:
- Proteção
- Tipo (1+2 / 1 / 2 / 3)
- Intensidade máxima de descarga (kA)
- Nível de proteção (kV)
- Disjuntor magneto-térmico
Permite definir o disjuntor magneto-térmico associado ao limitador de sobretensões transitórias, dispondo das mesmas opções que ao introduzi-lo de forma independente.
Seccionador
Esta opção permite adicionar um seccionador de um agrupamento, linha ou circuito. O programa não exige a definição adicional de nenhum parâmetro.
Interruptor em carga
Esta opção permite adicionar um interruptor em carga numa linha ou circuito. O programa não exige a definição adicional de nenhum parâmetro.
Contactor
Esta opção permite adicionar um contactor num agrupamento, linha ou circuito. O programa não exige a definição adicional de nenhum parâmetro.
Contador
Esta opção permite adicionar um contador na linha. O programa não exige a definição adicional de nenhum parâmetro.
Analizador de redes
Esta opção permite adicionar um analisador de redes num agrupamento, linha ou circuito. O programa não exige a definição adicional de nenhum parâmetro.
Condensador
Esta opção permite adicionar um condensador a um circuito para compensar o fator de potência, indicando os seguintes parâmetros:
- Fator de potência desejada
O condensador atua como uma fonte de energia reativa que modifica o valor do fator de potência do circuito. Para este efeito, permite introduzir um fator de potência desejado. Isto é útil em instalações em que o fator de potência resultante é inferior a 1. - Contactor
Se forem utilizados condensadores para melhorar o fator de potência nos motores assíncronos, a instalação deve ser feita de tal forma que, ao cortar a alimentação ao motor, se desliguem simultaneamente os condensadores. Isto pode ser feito por meio de um contactor interligado com o dispositivo de proteção do motor. Para indicar a sua existência no programa, deve ser assinalada a seguinte opção:- Com contactor (opcional)
Bateria
Esta opção permite adicionar uma bateria na linha ou circuito. O programa não exige a definição adicional de nenhum parâmetro.
Canalização
Este é um elemento que aparecerá sempre na lista e não pode ser eliminado. O seu objetivo é recordar ao utilizador a necessidade de estabelecer a ordem dos elementos de aparelhagem em função de serem colocados no início ou no fim da linha, estabelecer os métodos de instalação de referência e as características da condução, para o que será possível selecionar entre tubo, calha protetora ou sem canalização.
Esta opção varia se na secção "Descrição" da linha ou circuito tiver sido selecionado como condutor um cabo IEC ou um cabo ANSI. Em cada caso, o programa permite configurar a canalização da linha ou circuito através das seguintes opções:
Canalização para cabos IEC
- Definição do método de instalação de referência
A definição do método de instalação de referência pode realizar-se diretamente, se for conhecido, ou através de um assistente de seleção de dados:- Método de instalação de referência
Se esta opção for selecionada, o programa permite ao utilizador indicar diretamente o método de instalação de referência.
- IEC 60364-5-52, Tabela A.52.3
Se esta opção for selecionada, o programa lança um assistente de seleção de dados que permite indicar as características da canalização de forma detalhada através de uma série de menus pendentes, para depois mostrar o método de instalação de referência correspondente com estes dados segundo a tabela da norma acima mencionada:- Instalação
Permite indicar as características da canalização:- Tipo de cabo (Isolado / Unipolar / Multipolar)
- Localização (Superfície / Interior (embebido) / Oco de construção / Enterrado)
- Sistema (Condutas / Calhas (incluindo molduras) / Embebidas diretamente)
- Método de instalação de referência (IEC 60364-5-52, Tabela A.52.3)
Mostra o método de instalação de referência (IEC 60364-5-52, Tabela A.52.3) que corresponde aos dados selecionados.
- Instalação
- Método de instalação de referência
Em qualquer um dos casos mencionados, também é necessário indicar os seguintes dados:
- Temperatura ambiente (ºC)
- Número de circuitos ou cabos adicionais
Canalização para cabos ANSI
Neste caso, o programa permite-lhe escolher entre os seguintes métodos de instalação:
- Enterrado em tubo / Enterrado diretamente / À vista em caminho de cabos / À vista em condutas / Ao ar livre / Apoiados num cabo mensageiro
Além disso, são definidos os seguintes parâmetros:
- Temperatura ambiente de operação (ºC)
- Fator de ajuste para mais de três condutores portadores de corrente numa canalização ou cabo
Este parâmetro permite editar manualmente o número de condutores portadores de corrente numa mesma canalização, com o objetivo de ajustar o fator de correção da ampacidade do cabo de acordo com a tabela 310.15(B)(3)(a) da norma NEC (National Electrical Code). Esta seleção será refletida posteriormente na listagem de justificação da ampacidade do cabo. - Número de condutores portadores de corrente adicionais na mesma canalização
Canalização
A conduta pela qual passa a canalização pode ser definida escolhendo entre as seguintes opções. É possível introduzir mais unidade de tubo ou calha protetora:
- Sem canalização
- Tubo (Número de tubos x Diâmetro)
- Calha protetora (Número de calhas protetoras x Largura x Altura)