A partir da versão 2023.b, é possível registar e gerir os autos de medição a partir do separador “Orçamento”. Um auto de medição quantifica a execução da obra até um determinado momento, tendo por base as unidades de obra do orçamento aceite entre as partes.
Para definir os autos de medição, foi adicionado o botão “Autos” no grupo “Projecto” da barra de ferramentas. Um auto de medição possui os parâmetros seguintes que podem ser configurados pelo utilizador:
- Activo
Indica qual é o auto ativo da lista. As colunas do grupo “Autos” farão referência ao auto ativo (ver a novidade "Colunas visíveis" das novidades da versão 2023.b para as aplicações com o separador Orçamento). - Código
Define um identificador único para o auto. - Resumo
É a referência do auto. Esta será apresentada na documentação gerada pela aplicação. - Comentário
- Data
Data do auto que será apresentada na documentação gerada pela aplicação. - Bloqueado
Permite bloquear o auto para evitar que se possa ser modificado a partir da tabela do orçamento.
Após definir os autos de medição podem-se lançar as quantidades do auto a partir do novo separador "Autos" que se encontra no painel de edição das unidades de obra do orçamento. A forma de lançar as quantidades do auto depende da classe de unidade de obra:
- Unidades de obra simples
A quantidade é introduzida a partir do separador "Autos" da unidade de obra. - Unidades de obra com composição
A quantidade é introduzida a partir do separador "Autos" de cada uma das linhas de medição.
O separador “Autos” também pode ser utilizado para consultar os resultados dos autos de medição de um capítulo ou do orçamento completo. Neste painel apresenta-se uma lista que, para além dos dados gerais de cada auto, inclui as colunas seguintes:
- AutoParc(%)
Percentagem de auto parcial - QuantAutoParc
Quantidade de auto parcial - ImpAutoParc
Importância de auto parcial - AutoAcum(%)
Percentagem de auto acumulada - QuantAutoAcum
Quantidade de auto acumulada - ImpAutoAcum
Importância de auto acumulada
Note-se que, de forma convencional, o auto de medição é realizado após a elaboração do orçamento. Por esta razão, é habitual que, ao trabalhar num projeto do BIMserver.center, a contribuição correspondente ao orçamento de projeto já exista. De qualquer forma a aplicação Open BIM Quantities permite ler os orçamentos do projeto através da opção “Orçamentos incluídos no projecto BIM”, disponível a partir da barra de ferramentas do separador “Medição do modelo BIM”. Desta forma pode-se carregar o orçamento do projeto diretamente e realizar os autos sobre este, sem necessidade de voltar a realizar a medição.
A partir desta versão (2023.b), ao utilizar a função de exportação para o formato FIEBDC-3 (.bc3), os autos de medição também podem ser incluídos. De acordo com o formato FIEBDC-3, cada auto deve ser exportado como um ficheiro com a extensão “.bc3” diferente. O nome do ficheiro que contém o auto (acumulado) possui um nome igual ao do orçamento adicionando-lhe (concatenando-lhe) “#certificacionNNN”, onde NNN é o número do auto.
Para obter a documentação dos autos de medição foram adicionadas as listagens “Autos acumulados" e “Resumo de autos”. Ao selecionar um deles a partir da opção “Listagens do orçamento” da barra de ferramentas, deve-se indicar o auto de medição.