Para ajudar o utilizador a minimizar os erros na extração de medições dos elementos BIM de um modelo de Revit, foi implemento um conjunto de verificações básicas relacionadas com a combinação de parâmetros do Revit utilizados nessa extração. Quando se deteta um erro, quer o artigo quer a entidade vinculada do Revit serão assinalados com o símbolo .
Os avisos que podem aparecer com as verificações realizadas são:
- "A combinação atribuída não era coerente com a unidade de medição. Foi atribuída outra combinação de forma automática. Deve rever os dados introduzidos" Normalmente, esta situação ocorre quando o utilizador modifica no Arquimedes a unidade de medição do artigo depois de já ter extraído a sua medição do Revit. Neste caso, o Arquimedes atribui-lhe outra combinação de parâmetros de forma automática que o utilizador deve rever e confirmar, através da ativação do botão (Verificar combinação de utilização para a extração de medições).
- "A combinação contém alguma expressão que não utiliza correctamente os parâmetros utilizados"
Esta situação ocorre quando alguma das expressões ou fórmulas da combinação utilizada para a extração das medições contém um erro. É necessário rever a fórmula de utilizador e corrigi-la.
Na maioria das vezes o erro introduzido na fórmula deve-se à falta de uma coluna. No caso que se apresenta na imagem, a correção passa por introduzir a coluna A na expressão ou fórmula A*B*C.
- "Se introduz uma expressão, esta deve utilizar todas as colunas definidas"
Pode ocorrer quando se define a fórmula de cálculo para a combinação de utilizador na extração de medições. Se a fórmula não for a correta, ao premir o botão "Aceitar" do diálogo "Seleção de parâmetros para obter a medição", é apresentado um aviso e impede-se a criação da combinação de utilizador até que esta seja corrigida.
- "Não se pode realizar a extracção de medições, já que ficam combinações incorrectas ou pendentes de verificar"
Quando se prime o botão "Extracção de medições" também se verifica se existe alguma combinação incorreta ou pendente de verificar, e não se permite realizar a extração de medições até que não se revejam todas as combinações incorretas. Estas combinações marcam-se nos capítulos com o símbolo e nos artigos com para que se possam localizar.