Características principais do CYPELUX LEED
Luz diurna
CYPELUX LEED permite configurar os parâmetros da luz diurna necessários para realizar a simulação definida na opção 2 do LEED v4.0 IEQ CREDIT 8.1.
Em primeiro lugar é necessário introduzir os dados relacionados à localização do projeto e as reflectâncias das superfícies exteriores (fachadas e pavimento). A orientação do edifício será obtida diretamente do modelo BIM, nos casos em que contenha essa informação.
Como indica a especificação dos requisitos necessários para obter a certificação LEED o utilizador deve selecionar um dia entre os 15 dias próximos ao 21 de Setembro e um dia entre os 15 dias próximos ao 21 de Março que representem as condições de céu limpo. Será calculado o valor médio de iluminância para as 9 a.m. e as 3 p.m. de cada dia. Para cada dia deve-se introduzir o fuso horário onde se encontra a obra, para que se possa indicar a existência de horário de verão, e para cada hora o programa permite modificar o valor do “Factor de turbidez”, “Brilho no zénite” e “Radiância solar”.
Para poder realizar o cálculo, para além de introduzir as características generais da obra deve-se indicar o “grau de transmissão” e o “índice de refracção” dos tipos de vão envidraçados existentes no edifício.
Após definida a configuração, o programa permite guarda-la num ficheiro para depois a importar num outro projeto do CYPELUX LEED.
Zonas
Definição das características necessárias para justificar o cumprimento da certificação LEED nas zonas interiores.
As zonas são introduzidas no programa através da importação de um ficheiro em formato IFC (IFC4 ou IFC2x3) gerado por programas CAD/BIM. Para melhorar a visualização dos compartimentos podem ser utilizadas máscaras em formato DXF, DWG, DWF, JPG ou BMP.
Após definido o tipo de zona, o programa permite guarda-lo num ficheiro para depois a importar num outro projeto do CYPELUX LEED.
Motor de cálculo RADIANCE
CYPELUX LEED utiliza o motor de cálculo Radiance desenvolvido pelo Lawrence Berkeley National Laboratory para realizar o cálculo da iluminância produzida pela luz diurna. Esta metodologia de cálculo permite, entre outros fatores, obter resultados com maior precisão nos níveis de iluminância indireta, realizar a discretização das fontes de luz não pontuais e visualizar cenas de luz realistas.
Renderização de vistas
Graças à inclusão do motor de cálculo RADIANCE no CYPELUX LEED, é possível representar, numa imagem realista, o efeito da iluminação produzida pela luz natural em cada dia às 9 a.m. e às 3 p.m. Para isso o utilizador deve definir a localização do ponto de vista e configurar a renderização.
Cálculos
CYPELUX LEED calcula o nível médio de iluminação, medido ao nível do plano de trabalho, produzido pelo efeito da luz diurna para um dia entre os 15 dias próximos ao 21 de Setembro e um dia entre os 15 dias próximos ao 21 de Março, selecionados pelo utilizador, às 9 a.m. e às 3 p.m.
Visualização dos resultados e verificações
Após realizar o cálculo o CYPELUX LEED pode apresentar no ecrã os resultados da iluminância das zonas que intervêm no cálculo através de isolinhas, isovalores ou valores numéricos.
Posicionando o cursor sobre uma zona o programa apresenta no ecrã os parâmetros seguintes, relativos ao compartimento:
- Percentagem da superfície do compartimento cujos valores de iluminância se encontram dentro do limite do LEED v4.0 IEQ CREDIT 8.1 (entre 300 e 3000 lux) para as 9 a.m.
- Percentagem da superfície do compartimento cujos valores de iluminância se encontram dentro do limite do LEED v4.0 IEQ CREDIT 8.1 (entre 300 e 3000 lux) para as 3 p.m.
Documentação
Após realizar o cálculo o CYPELUX LEED é capaz de gerar automaticamente as peças escritas e desenhadas necessárias para justificar o cumprimento da certificação LEED.
Ficha justificativa
CYPELUX LEED gera um documento justificativo do LEED v4.0 IEQ CREDIT 8.1 para a obra completa no qual se detalham as características do edifício e do cálculo, assim como os resultados obtidos.
Desenhos da instalação
O programa permite gerar de forma automática os desenhos detalhados do projeto e proporciona ao utilizador uma ferramenta de configuração com o objetivo de indicar os elementos que devem surgir em cada desenho.
Para além de poder imprimir os desenhos diretamente o CYPELUX LEED pode exportá-los para diversos formatos (DWG, DXF, PDF, XPS).