Introdução
O CYPECAD realiza a modelação, o cálculo e dimensionamento de estruturas de edifícios, sujeitas a ações horizontais, verticais e à ação do fogo.
Calcula e dimensiona:
- Apoios
Pilares (de betão, metálicos, mistos e de madeira), paredes (de betão) e muros (de betão, alvenaria e de blocos armados). - Vigas
De betão, metálicas e mistas. - Lajes
Vigotas, alveoladas, mistas, fungiformes aligeiradas, maciças, pós- tensionadas (unidirecionais, fungiformes aligeiradas e maciças). - Estruturas de nós e barras
De betão, aço, alumínio, madeira e material genérico (este último só cálculo de esforços). - Fundações
Lajes, vigas de fundação, sapatas e maciços de encabeçamento de estacas. - Ligações metálicas
Soldadas e aparafusadas (incluindo as placas de amarração). - Placas
Cálculo de esforços de placas de betão, aço laminado, aço enformado, alumínio ou material genérico.
Ambiente de trabalho
A interface do CYPECAD foi concebida para oferecer um ambiente de trabalho estruturado e eficiente, dividido em várias guias principais localizadas na parte inferior esquerda da interface: "Entrada de pilares", "Entrada de vigas", "Resultados" e "Isovalores". Cada separador tem na parte superior uma linha de menus suspensos, que podem ser comuns ou específicos de cada separador.
O menu principal, localizado na parte superior, oferece acesso a opções gerais como "Arquivo", "Obra" e "Ajuda", que estão disponíveis em todos os separadores. As demais opções do menu variam de acordo com o separador selecionado, para se adaptar às necessidades de cada etapa do projeto.
Abaixo do menu principal, encontram-se as opções rápidas, que incluem botões para funções comuns como guardar, gerir as máscaras introduzidas, desfazer, mudar de planta através de setas, opções de zoom, imprimir, entre outras ferramentas úteis.
Por último, os ícones localizados abaixo das ferramentas rápidas permitem gerir a introdução e edição das diferentes partes da estrutura. Estes ícones são atualizados dinamicamente de acordo com o separador selecionado, oferecendo as ferramentas específicas para cada etapa do projeto.
Fluxos de trabalho compatíveis com o programa
O CYPECAD, por ser uma ferramenta Open BIM e estar conectado à plataforma BIMserver.center, oferece diferentes opções de fluxo de trabalho.
Introdução de dados
Modelação livre/com máscaras
O CYPECAD permite a modelação livre ou usando máscaras da estrutura, seja a partir do zero (como «Obra vazia») ou para completar a definição de dados importados de outros fluxos de trabalho:
- Modelação da estrutura através da sua introdução livre no CYPECAD.
- Modelação da estrutura no CYPECAD com base em máscaras de formato DXF-DWG, DWF, PDF ou imagens (.jpeg, .jpg, .bmp, .wmf, .emf, .pcx).
Estruturas 3D integradas
O CYPECAD permite incorporar estruturas desenvolvidas no CYPE 3D para realizar o seu cálculo conjunto:
- Importação de obras do CYPE 3D como estruturas 3D integradas no formato .ed3.
Importação de modelos do BIMserver.center
Se o trabalho do CYPECAD estiver vinculado a um projeto BIM da plataforma BIMserver.center, é possível realizar as seguintes ações:
- Importação do modelo com a geometria de um edifício. Isto permite gerar as plantas, os pilares, os muros, as vigas e o contorno das lajes, bem como gerar os elementos construtivos (incluindo as suas cargas), a partir de elementos encontrados no modelo BIM, como pilares, vigas, lajes ou muros e divisórias. A estrutura poderá ser calculada com base na geometria importada dos elementos mencionados, após a sua conclusão no CYPECAD. Os modelos podem provir de diversas fontes:
- Importação de modelos concebidos no CYPE Architecture.
- Importação de modelos concebidos no IFC Builder.
- Importação de modelos em formato IFC com o IFC Uploader (gerados por programas CAD/BIM como Allplan, ArchiCAD e outros).
- Importação de modelos concebidos no CYPECAD MEP.
- Importação de modelos concebidos no Autodesk Revit com o plugin Open BIM - Revit.
- Se o modelo arquitetónico for gerado pelo IFC Builder ou CYPE Architecture, também é possível importar os modelos DXF ou DWG contidos nesse modelo, ou aqueles que o próprio programa gera (a partir dos elementos construtivos introduzidos) quando se exporta um modelo para o projeto BIM.
Introdução automática (sem ligação ao BIMserver.center)
Se a obra não estiver ligada ao BIMserver.center, o CYPECAD oferece opções específicas de introdução e geração automática de dados a partir dos seguintes ficheiros:
- Introdução automática a partir de máscaras DXF ou DWG de: pilares, descrição de plantas/grupos, cargas gerais, vigas de contorno exterior e vigas de contorno de aberturas.
- Introdução automática a partir de um ficheiro em formato IFC de: plantas, pilares, vigas de contorno exterior, vigas em aberturas interiores e cargas de paredes.
Outras opções de importação
- Importação de ficheiros ASC (ASCII) para gerar a fundação a partir desses ficheiros exportados de uma folha de cálculo ou de outros programas.
Banco de preços
- Integração de bases de dados de preços obtidas do Gerador de Preços.
Salida de datos
- Exportação de listagens para os formatos HTML, DOCX, PDF, RTF e TXT.
- Exportação de desenhos para os formatos DXF, DWG e PDF.
- Exportação para um ficheiro em formato CSV de dados como os esforços de pilares, paredes e muros.
- Exportação do orçamento para o Arquímedes ou para um ficheiro no formato FIEBDC-3 para poder ser utilizado por outros programas de medições e orçamentos.
- Exportação direta do modelo para ficheiros em disco no formato IFC.
- Exportação para Tekla e CIS/2.
- Exportação das informações contidas no CYPECAD para a plataforma BIMserver.center através dos formatos IFC e glTF, garantindo a interoperabilidade e a troca eficiente de informações entre diferentes programas. Isso permite que os participantes autorizados do projeto possam visualizá-las. As informações geradas pelo CYPECAD podem ser utilizadas pelos seguintes programas:
- CYPE Connect / StruBIM Steel
Importam os perfis da estrutura metálica e os esforços do CYPECAD para realizar o cálculo detalhado das ligações. - StruBIM Shear Walls
Importa as paredes indicadas no CYPECAD para efetuar as verificações específicas das paredes resistentes. - Autodesk Revit (mediante o Plugin Open BIM - Revit)
Importa as informações geradas pelo CYPECAD para visualização e gestão no Revit. Opcionalmente, é possível gerar elementos nativos do Revit a partir do IFC estrutural.
- CYPE Connect / StruBIM Steel
Criação de uma nova obra
Para começar a utilizar o programa e criar uma nova obra, siga estes passos:
Interface inicial
Ao abrir o programa, é exibida uma janela com as seguintes secções: "Arquivo", "Arquivos recentes" e "Ajuda".
- À esquerda, na secção "Arquivo", encontram-se as seguintes opções:
- Novo
Permite criar uma obra nova. - Gestão arquivos
Permite aceder ao gestor de arquivos do programa, onde é possível procurar obras em qualquer pasta do disco local ou de rede, copiá-las, apagá-las, partilhá-las através de links da web ou comprimi-las no formato CYP, entre outras opções. - Exemplos
Permite instalar e abrir qualquer uma das obras de exemplo que estão incorporadas por predefinição no programa, substituindo as existentes.
- Novo
- Ao centro, a secção "Arquivos recentes" mostra uma lista dos últimos trabalhos realizados com o programa. É possível abrir qualquer um deles ao clicar no respetivo caminho.
- À direita, a secção "Ajuda" oferece uma série de documentos e links informativos. Em "Acerca de …", é possível consultar a versão do programa. o tipo e número da licença utilizada.
As opções descritas podem ser acedidas a qualquer momento a partir dos menus "Arquivo" e "Ajuda" na parte superior da interface.
Nova obra
Para criar uma nova obra, selecione "Novo" na interface inicial.
O programa abre uma janela onde se introduz o nome do ficheiro e a sua descrição.
Por predefinição, o programa armazena os ficheiros no caminho indicado, mas pode alterá-lo clicando em "Pastas".
Como funcionalidade avançada, a opção "Iniciar a partir de um modelo" permite utilizar um modelo previamente guardado a partir de um trabalho existente. Os modelos de obra armazenam a configuração e os dados gerais de um trabalho para que possam ser utilizados posteriormente na criação de novos trabalhos.
| Nota: |
|---|
| O CYPECAD utiliza um sistema multi-arquivo para guardar o modelo: - O ficheiro com extensão .c3e é o principal e contém as informações sobre a estrutura dos pisos e pilares, mas não é o único. Juntamente com ele, é gerada uma cópia de segurança com a extensão .c3$. - Além disso, o programa gera uma pasta com extensão .dat que inclui o resto das informações prévias ao cálculo, como a descrição e a geometria das vigas, lajes, escadas, paredes e elementos de fundação, assim como alguns resultados. Os dados de cada planta são guardados em ficheiros .pln alojados nesta pasta. - Após o cálculo, o programa irá gerar uma série de pastas adicionais com as informações dos resultados do mesmo, tais como as pastas com extensão .res e .tmp, necessárias para obter desenhos e para possibilitar o rearmar de pilares, respetivamente. Além disso, é gerada a pasta com extensão .c3p com a configuração dos desenhos gerados na obra. Se desejar mover ou copiar manualmente as informações da obra para outro local do disco, o utilizador deve certificar-se de que inclui todos os arquivos e pastas mencionados. |
Seleção do projeto
Depois de aceitar o diálogo para criar um novo trabalho, é oferecida a possibilidade de integrá-lo num projeto já existente no BIMserver.center. Isso é feito na janela "Seleção do projeto", que apresenta as seguintes opções:
- Na parte esquerda, pode iniciar sessão com uma conta BIMserver.center.
- À direita, utiliza-se a opção "Selecionar projeto" para escolher um projeto existente. Também é possível selecionar "Criar novo projeto". Nesse caso, o projeto criado ficará visível no BIMserver.center a partir desse momento.
- Existe a opção de iniciar o projeto sem estar vinculado à plataforma BIMserver.center. Para isso, basta desmarcar a caixa "Vincular-se a um projeto do BIMserver.center", que se encontra na parte superior esquerda.
| Nota: |
|---|
| A vinculação a um projeto do BIMserver.center permite a importação automática de dados a partir dos modelos BIM nele contidos. |
Obra vazia/introdução automática
Após aceitar a janela de seleção do projeto, será apresentada uma nova janela onde poderá decidir se pretende iniciar um trabalho vazio ou importar informações de outros programas.
- A opção "Obra vazia" permite criar uma nova obra na qual será necessário introduzir manualmente todos os dados relativos aos pisos, grupos, pilares, vigas, lajes e outros elementos.
- As restantes opções permitem a importação de informações provenientes de outros programas e contidas noutros formatos:
- Importação de uma obra de CYPE 3D
Permite importar uma estrutura desenvolvida no CYPE 3D como uma estrutura 3D integrada. A partir do CYPECAD, é possível calcular a fundação ou completar a estrutura com outros elementos adicionados. - Introdução automática DXF/DWG
Permite importar um ficheiro .dxf ou .dwg, bem como gerar automaticamente pilares e vigas a partir dos seus contornos. - Introdução automática IFC
Permite importar um ficheiro .ifc, bem como gerar automaticamente plantas, pilares, vigas, aberturas de lajes, coberturas, sapatas, vigas lintéis e de equilíbrio, e elementos construtivos, a partir dos dados nele contido. - Exemplo de introdução automática DXF/DWG
Apresenta um exemplo que mostra os passos do assistente de introdução automática de dados a partir de ficheiros .dxf ou .dwg. - Exemplo de introdução automática IFC
Oferece um exemplo que mostra as etapas do assistente de introdução automática de dados a partir de ficheiros .ifc.
- Importação de uma obra de CYPE 3D
| Mais informação: |
|---|
| O CYPECAD permite guardar modelos com a configuração e os dados gerais de uma obra para que estes possam ser utilizados posteriormente na criação de novas obras. Este link explica detalhadamente como o fazer. Também é possível consultar informações detalhadas sobre como introduzir uma estrutura no CYPECAD neste link. |
Dados gerais e estados limite
Após aceitar a janela anterior, abrem-se as janelas de definição dos "Dados gerais" da obra e dos "Estados limite", nas quais se configura:
- Normas a utilizar
- Seleção de materiais
- Opções de cálculo e tabelas de armadura
- Definição de ações:
Cargas permanentes, sobrecargas de utilização, vento, sismo, verificação da resistência ao fogo, ações adicionais. - Coeficientes de encurvadura de pilares
- Ambiente para vigas
| Mais informação: |
|---|
| No CYPE, o utilizador tem controlo total sobre todos os dados gerais que irão condicionar o cálculo e o dimensionamento. Neste link são detalhadas as opções disponíveis. |
Elementos estruturais analisados
Apoios
Os apoios estruturais que o CYPECAD analisa e dimensiona são:
- Pilares
- Pilares de betão armado
De secção retangular e circular ou genérica poligonal.
Mais informação - Pilares metálicos
De aço laminado, composto e enformado.
Mais informação - Pilares mistos de betão e aço
Com perfil embebido no betão ou secções de perfis fechadas preenchidas com betão.
Mais informação - Pilares de madeira
De secção retangular e circular.
Mais informação
- Pilares de betão armado
- Paredes
- Retangulares
- Qualquer forma geométrica composta por retângulos
- Muros
- Muros de betão armado
- Muros de tensão plana
Mais informação - Muros de alvenaria genéricos
- Muros de blocos de betão
Podem ser dimensionados com ou sem armadura. O utilizador pode indicar as dimensões dos blocos ou utilizar blocos de fabricantes como NORMABLOC (Asociación Nacional de Fabricantes de Bloques y Mampostería de Hormigón).
Os muros podem ter aberturas. O programa calcula os reforços necessários nas aberturas de muros de betão armado (lintel, parapeito, laterais e diagonais) e a armadura do lintel no caso em que as aberturas se introduzam em muros de blocos de betão. Além disso, é possível obter as listagens das verificações realizadas no cálculo destes reforços no ecrã e impressora.
Também se calcula a viga de coroamento de todos os tipos de muro e a viga intermédia ao nível da planta em muros de alvenaria genéricos e muros de blocos de betão.
Vigas
As vigas das lajes podem ser de betão, metálicas (de alma cheia ou aligeirada), mistas e de madeira. Além disso, poderá introduzir consolas curtas.
- Vigas de betão
Mais informação - Vigas metálicas e mistas
Mais informação - Vigas de madeira
Mais informação
Lajes
Com o CYPECAD é possível dimensionar lajes:
- Unidirecionais
- De vigotas de betão
- Pré-fabricadas armadas
- Pré-fabricadas pré-esforçadas
- In situ armadas
- In situ pós-tensionadas
- De vigotas metálicas
- De vigotas de madeira
- JOIST, treliça metálica
- De vigotas de betão
- Lajes maciças
- Armadas
- Pós-tensionadas
Mais informação
- Fungiformes
- Armadas
- Pós-tensionadas
Mais informação
- Lajes aligeirada (alveoladas)
- Lajes mistas (steel deck)
O CYPECAD permite realizar a verificação ao Estado Limite de Resistência ao punçoamento em lajes fungiformes, em lajes maciças e em lajes de fundação através de dois métodos: verificação de tensões tangenciais pontuais e verificação segundo critérios normativos. Mais informação sobre a verificação ao punçoamento.
Escadas
O CYPECAD calcula e dimensiona as armaduras de lajes de escadas de lanços retos e curvos como elementos isolados da estrutura. Dependendo da geometria, tipo e disposição dos apoios e das cargas gravíticas aplicadas, o programa determina as reações sobre a estrutura principal, que se traduzem em cargas lineares e superficiais (para os enchimentos) nas hipóteses de carga permanente e sobrecarga.
O programa calcula as escadas pelo método dos elementos finitos, considerando as ações habituais para o cálculo de escadas: cargas permanentes e sobrecarga.
O CYPECAD apresenta em ecrã a armadura de cada um dos tramos que compõe o núcleo de escadas. Também é possível consultar, numa vista tridimensional, os deslocamentos, esforços e visualizar a deformada de cada tramo.
Fundações
As fundações dimensionadas pelo CYPECAD podem ser: fixas (sapatas ou maciços de encabeçamento de estacas) ou flutuantes (vigas e lajes de fundação, definindo o módulo de Winkler.
Além disso, o programa permite calcular somente a fundação (sem a estrutura) através da introdução de arranques de pilares.
- Sapatas
Podem ser de betão armado ou de betão, isoladas ou combinadas de múltiplos apoios (pilares, paredes e muros), com livre disposição sobre o mesmo elemento de fundação. - Maciços de encabeçamento de estacas
Permitem múltiplos apoios (pilares, paredes e muros), com livre disposição sobre o mesmo elemento de fundação. A tipologia dos maciços de encabeçamento é muito ampla:
- Maciços retangulares de um, dois, quatro ou cinco estacas
- Maciços triangulares de três estacas
- Maciços lineares de três a trinta estacas
- Maciços retangulares de múltiplas estacas (distribuição em malha de três a trinta estacas por lado)
- Maciços pentagonais de cinco ou seis estacas
- Maciços hexagonais com seis ou sete estacas
- Vigas de equilíbrio e lintéis
Atuam sobre sapatas e maciços de encabeçamento. - Lajes e vigas de fundação
Consideram-se apoiadas sobre um solo elástico, de acordo com o modelo de Winkler, baseado numa constante de proporcionalidade entre forças e deslocamentos, cujo valor é o módulo de Winkler.
As vigas e lajes de fundação fazem parte da estrutura global e, portanto, têm interação com a restante estrutura (fazem parte da matriz de rigidez global da estrutura). Por conseguinte, podem ser aplicadas cargas sobre estes elementos, bem como sobre qualquer viga ou laje da estrutura da qual fazem parte.
Os estados limite a verificar são os correspondentes ao dimensionamento dos elementos de betão armado (estados limite últimos), a verificações de tensões, equilíbrio e levantamento (estados limite de serviço).
O CYPECAD realiza a verificação ao esforço transverso e punçoamento em lajes e vigas de fundação. - Placas de amarração
Para qualquer disposição de pilar metálico (perfis simples e compostos).
Mais informação:
- Cálculo e dimensionamento de fundações
Descrição geral. - Cálculo e dimensionamento de sapatas
Inclui referências a vigas de equilíbrio e lintéis. - Cálculo e dimensionamento de maciços sobre estacas
Inclui referências a vigas de equilíbrio e lintéis. - Cálculo avançado de fundações superficiais
Módulo que complementa o cálculo e dimensionamento de sapatas e maciços de encabeçamento de estacas. - Verificação ao punçoamento no CYPECAD
Em lajes fungiformes, em lajes maciças e em lajes de fundação. - Placas de amarração
Ligações soldadas e aparafusadas
O CYPECAD e o CYPE 3D dispõem de cinco módulos para o cálculo e dimensionamento de ligações de perfis metálicos.
- Ligações I. Soldadas. Naves com perfis laminados e compostos em duplo T
Mais informação - Ligações II. Aparafusadas. Naves com perfis laminados e compostos em duplo T
Mais informação - Ligações III. Soldadas. Pórticos de edificação com perfis laminados e compostos em duplo T
Mais informação - Ligações IV. Aparafusadas. Pórticos de edificação com perfis laminados e compostos em duplo T
Mais informação - Ligações V. Treliças planas com perfis tubulares
Mais informação
Os módulos Ligações I, Ligações II e Ligações V têm um campo de aplicação mais vasto em naves concebidas no CYPE 3D e nas Estruturas 3D integradas do CYPECAD, enquanto que a tipologia de ligações dimensionadas pelos módulos Ligações III e Ligações IV têm um campo de aplicação mais vasto nas estruturas de edificação formadas por pórticos que se calculam no CYPECAD.
Os módulos Ligações I, Ligações II, Ligações III e Ligações IV têm tipos comuns de ligações que são resolvidas da mesma forma em cada módulo.
Análise de solicitações
A análise de solicitações é realizada através de um cálculo espacial 3D, por métodos matriciais de rigidez, constituído por todos os elementos que definem a estrutura: pilares, paredes de B.A., muros, vigas e lajes.
É estabelecida a compatibilidade de deformações em todos os nós, considerando 6 graus de liberdade, e é criada a hipótese de indeformabilidade do plano de cada planta, para simular o comportamento rígido da laje, impedindo os deslocamentos relativos entre os nós do mesmo plano (diafragma rígido). Portanto, cada planta só pode rodar e mover-se em conjunto (3 graus de liberdade).
A consideração de diafragma rígido para cada zona independente de uma planta é mantida mesmo que se introduzam vigas, e não lajes, na planta, exceto para as vigas independentes que o utilizador desconecte do diafragma rígido e exceto, também, para os muros que não estejam em contacto com as lajes (a partir da v.2012.a). Na página web "Diafragma rígido a nível de planta no CYPECAD" pode encontrar mais informação.
Quando existam zonas independentes na mesma planta, cada uma delas será considerada como uma parte distinta face à indeformabilidade e não se terá em conta no seu conjunto. Portanto, as plantas comportar-se-ão como planos indeformáveis independentes. Um pilar não conectado é considerado zona independente.
Para todos os estados de carga é realizado um cálculo estático (exceto quando se consideram ações dinâmicas devido ao sismo, caso em que é utilizada uma análise modal espectral), supõe-se um comportamento linear dos materiais e, portanto, um cálculo de primeira ordem, a fim de obter deslocamentos e esforços.
As Estruturas 3D integradas dispõem sempre de 6 grados de liberdade por nó. Mais informação sobre estruturas 3D integradas.
As escadas também dispõem de 6 graus de liberdade e são resolvidas de forma isolada. O programa determina as reações sobre a estrutura principal, que se traduzem como cargas lineares e superficiais (no caso de enchimentos) nas hipóteses de carga permanente e sobrecarga. Mais informação sobre escadas.
No manual “CYPECAD – Memória de cálculo” encontra informação detalhada sobre este tema. O manual é acessível a partir do menu principal dos programas da CYPE ou do menu flutuante “Ajuda” do CYPECAD.
Cálculo sísmico
O cálculo sísmico é realizado através de uma análise modal espectral completa que resolve cada modo como uma hipótese e realiza a expansão modal e a combinação modal para obtenção de esforços.
Mais informação em CYPECAD. Cálculo sísmico:
- Efeito dos elementos estruturais no comportamento sísmico do edifício
- Critérios de dimensionamento sísmico por capacidade para pilares, vigas e lajes
- Correção por corte basal
- Período fundamental da estrutura com valores de utilizador
- Espectro sísmico especificado pelo utilizador
Informação detalhada sobre o cálculo sísmico está disponível no manual “CYPECAD – Memória de cálculo”, acessível através do menu principal dos programas CYPE ou do menu flutuante “Ajuda” do CYPECAD.
Verificação da resistência ao fogo
Com o módulo “Verificação da resistência ao fogo”, o CYPECAD e CYPE 3D realizam:
- Para elementos estruturais de aço e betão
A verificação da resistência ao fogo e o dimensionamento dos revestimentos de proteção para cumprir a norma selecionada. - Para perfis de madeira
A verificação da resistência ao fogo e o dimensionamento das secções de madeira contra a ação do fogo para cumprir a norma selecionada.
Mais informação em Verificação da resistência ao fogo.
Análise de resultados
Editor de vigas
O editor de vigas apresenta a informação de um pórtico e atualiza-a automaticamente com as alterações efetuadas. Proporciona uma edição gráfica, rápida e cómoda (armaduras de reforço, perfis metálicos, maciçados, treliças, conectores, etc.). Permite obter:
- Listagens justificativas de verificações aos E.L.U. e E.L.S. de vigas de betão (com verificação de resistência por torção e critérios de dimensionamento ao sismo)
- Listagens de E.L.U e E.L.S. de vigas metálicas
- Diagramas de áreas de armadura, necessária e efetiva
- Esquemas de dobragem de armaduras e configuração da pormenorização das armaduras nos desenhos de pórticos
- Aberturas horizontais e verticais em vigas de betão
- Vigas retangulares de seção variável
Mais informação em Editores de vigas no CYPECAD.

Editor de pilares
O CYPECAD dispõe de um editor de armaduras de pilares que:
- Apresenta toda a informação relacionada com o seu dimensionamento e verificação, incluindo a geração de listagens justificativas de verificações aos estados limite últimos (E.L.U.).
- Permite organizar os agrupamentos do quadro de pilares.
- Verifica todas as modificações realizadas.
- Redimensiona os pilares de betão armado e metálicos.
Mais informação em Editores de pilares no CYPECAD.
Outras ferramentas de análise de resultados
Dispõe de numerosas ferramentas que permitem verificar todos os resultados gráficos no ecrã.
Após o cálculo é possível visualizar a deformação da estrutura em 3D (com escala de cores), produzida por ações simples ou por combinações de ações. Também é possível observar uma animação da deformada produzida pela combinação selecionada.
Os deslocamentos, esforços, combinações de esforços e quantidades em lajes maciças, lajes de fundação e lajes fungiformes podem ser representadas em diagramas de isovalores (gráficos de cores em que cada cor representa um valor) e em diagramas de isolinhas (curvas que unem pontos geométricos com o mesmo valor).
Permite também consultar graficamente envolventes de esforços, flechas, etc.
Pode modificar as armaduras de todos os elementos com a consequente verificação em sapatas, maciços de encabeçamento, vigas, pilares e lajes de vigotas.
Pode igualar automaticamente as armaduras negativas em lajes de vigotas, tendo em conta critérios de comprimento ou quantidades e comprimentos. Desta forma, obtém reforços mais uniformes e, portanto, maior facilidade construtiva.
Modificar as armaduras de lajes fungiformes e lajes maciças. Pode copiar a armadura de uma planta para outra, modificar a geometria depois do cálculo e introduzir armaduras sem calcular.
A edição de sapatas, maciços de encabeçamento, placas de amarração, vigas de equilíbrio e lintéis é uma ferramenta potente que permite fazer a verificação de qualquer geometria e armadura definida pelo utilizador. Permite obter as listagens de todas as verificações efetuadas na fundação e observar o seu grau de cumprimento. É possível igualar a geometria, a tipologia e as armaduras de sapatas, maciços de encabeçamento, vigas de equilíbrio e lintéis, e placas de amarração. Mais informação da fundação.
Documentação obtida
Desenhos
Os desenhos de projeto podem ser configurados em diferentes formatos e tamanhos de papel, standard ou definidos pelo utilizador. Além disso, podem ser impressos diretamente para uma impressora, plotter ou exportados em formato DXF ou DWG. Nos desenhos de planta é possível incluir os DXF ou DWG que foram utilizados para definir a obra. Podem ser integrados na sua totalidade ou apenas as layers desejadas, como as escadas, por exemplo.
Nos desenhos da própria obra está disponível um editor de desenhos que permite utilizar múltiplos recursos: adicionar cotas, textos, cortes do edifício, detalhes construtivos em formato DXF, cortes da lajes, modificar a posição de textos, etc. Estas modificações são guardadas com o projeto.
O CYPECAD possui uma extensa biblioteca de pormenores construtivos metálicos, de betão, mistos e de lajes inclinadas disponíveis para incorporar em qualquer um dos desenhos gerados pelo programa.
Pode aplicar qualquer escala, espessura das linhas, tamanho da letra, legenda, etc. Desta forma, é possível personalizar completamente os desenhos.
O CYPECAD proporciona desenhos completos e claros. Pode obter desenhos de plantas estruturais, de fundação, de vigas, quadro de pilares, pormenorização de pilares e paredes, ações em fundação, alçado de muros, pormenorização de escadas, cargas, consolas curtas, etc. Opcionalmente, podem ser incluídas tabelas de medição e a pormenorização de armaduras. São configuráveis de modo que cada utilizador possa obter os desenhos ajustados às suas necessidades. O CYPECAD dispõe de um editor que permite mover textos durante a visualização dos desenhos em ecrã.
Listagens
Pode obter facilmente listagens de todos os dados introduzidos e dos resultados: listagem de dados da obra, combinações usadas no cálculo, de fundação, consolas curtas, envolventes, armaduras e medição de todos los elementos, quantidades de obra, cargas horizontais de vento, coeficientes de participação (sismo), efeitos de segunda ordem, etc.
Tudo isto é obtido no ecrã, pode ser impresso diretamente para uma impressora, mas também exportado para ficheiros no formato HTML, DXF, DWG, RTF, PDF, etc.
Entre as listagens geradas destacam-se as seguintes:
Listagens justificativas de verificações aos estados limite últimos
O CYPECAD, CYPE 3D e Gerador de pórticos geram listagens justificativas de verificações aos estados limite últimos (E.L.U.). As listagens E.L.U. contêm todas as verificações que estes programas realizam para dimensionar determinados elementos de betão, aço, alumínio ou madeira. O detalhe das listagens dos E.L.U. torna-as documentos essenciais com as quais o utilizador pode verificar, justificar e otimizar o dimensionamento dos elementos estruturais analisados.
O nível de detalhe destas listagens também lhes confere um carácter didático que permite ao utilizador conhecer todas as verificações a que um elemento estrutural é submetido.
Listagem justificativa da ação do vento
O CYPECAD também gera listagens de justificação da ação do vento. Selecionando a imagem abaixo pode descarregar um PDF que apresenta um exemplo desta listagem.
Medición y presupuesto en CYPECAD
El presupuesto y la medición de la estructura calculada en CYPECAD puede generarse y exportarse a cualquiera de las versiones operativas de Arquímedes (Arquímedes, Arquímedes y Control de obra, Arquímedes Edición ASEMAS, Arquímedes Sólo visualizador) o al formato estándar FIEBDC-3. De este modo, se puede editar e imprimir el presupuesto de la estructura calculada en CYPECAD en cualquier programa de mediciones y presupuestos, lo que supone un ahorro considerable de tiempo a la hora de realizar el presupuesto. Los precios se obtienen del "Generador de precios" de la construcción de CYPE Ingenieros.
CYPECAD también genera el presupuesto y la medición de los sistemas de protección colectiva introducidos por el usuario mediante el módulo "Sistemas de protección colectiva".
Exportação
Exportação em formato IFC
O CYPECAD permite a exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes – versões 2×3 ou 4) de todos os elementos estruturais dimensionados.
Além de ser o formato através do qual todos os programas incluídos no fluxo de trabalho Open BIM trocam informação, o CYPECAD também gera ficheiros em formato IFC sem vincular-se a um projeto Open BIM, de modo que a informação gerada no CYPECAD possa ser lida nos programas CAD/BIM como Allplan®, Archicad®, Revit® Architecture, etc.
Este modo de conexão com outros programas CAD/BIM é mais uma funcionalidade que existe no CYPECAD desde versões antigas, porém não possui as vantagens importantes do fluxo de trabalho Open BIM.
Para realizar a exportação existe no CYPECAD a opção “Exportação em formato IFC” (Menu Arquivo > Exportar).
O diálogo “Exportação em formato IFC” (menu Arquivo > Exportar > IFC) permite selecionar diferentes versões do formato IFC para gerar o ficheiro de exportação:
- IFC 2x3
- IFC4
- IFC 2x3 para Revit
- IFC 2x3 para Archicad
- IFC 2x3 Allplan
O CYPECAD exporta para IFC os seguintes elementos:
- Em lajes unidirecionais
- Vigotas armadas
- Vigotas in situ
- Vigotas metálicas
- Vigotas Joist
- Abobadilhas
- Em lajes mistas
- Chapa nervurada da laje
- Camada de betão
- Em lajes pós-tensionadas
- Cabos
- Cabos
O CYPECAD também permite a importação de ficheiros em formato IFC gerados por programas CAD/BIM, graças ao módulo Introdução automática de obras: DXF, DWG e modelos CAD/BIM. Mais informação na página Web CYPECAD. Introdução da estrutura.
Para que o CYPECAD realize a exportação da obra no formato IFC, não é necessário que a licença de utilização disponha do módulo “Introdução automática de obras: DXF, DWG e modelos CAD/BIM”.
Cálculo com multiprocessadores
O CYPECAD e CYPE 3D utilizam no cálculo das suas estruturas o potencial dos multiprocessadores.
Para aceder a estas potencialidades, o CYPECAD e CYPE 3D, dispõe do módulo comum Cálculo em paralelo até oito processadores que permite diminuir substancialmente o tempo de cálculo
Integração na plataforma BIMserver.center
Vários programas da CYPE estão conectados com a plataforma BIMserver.center e possibilitam o trabalho multicolaborativo através da partilha de ficheiros em formatos baseados em standards abertos.
Vale a pena recordar que, para trabalhar no BIMserver.center, o utilizador pode registar-se gratuitamente na plataforma e criar um perfil.
Quando se acede a um programa conectado à plataforma, este é capaz de estabelecer uma ligação com um projeto no BIMserver.center. Assim, os ficheiros dos projectos desenvolvidos de forma colaborativa no BIMserver.center são mantidos actualizados.

Opções disponíveis no CYPECAD
A ligação do CYPECAD à plataforma BIMserver.center permite a integração deste programa num fluxo de trabalho colaborativo e multidisciplinar que possibilita o desenvolvimento de projetos de forma aberta, coordenada e simultânea entre os diferentes agentes intervenientes.
É possível estabelecer a ligação com o BIMserver.center no momento da criação de uma nova obra no CYPECAD ou utilizando o menu "BIMserver.center" disponível no menu "Arquivo", bem como na parte superior direita da interface do programa, que apresenta as seguintes opções:
- Vincular
- Desvincular
- Importar
- Consultar
- Actualizar
- Exportar
A seguir, detalham-se as opções mencionadas:
Vinculação (criação de uma obra nova)
A ligação com o BIMserver.center pode ser feita no momento da criação de uma nova obra. Para isso, no menu "Arquivo", selecione a opção "Novo" e escreva o nome do ficheiro e a sua descrição.
Após aceitar, na janela seguinte, o programa oferece a possibilidade de se vincular-se a um projeto do BIMserver.center, ativando a caixa correspondente.
Ao premir na opção "Seleccionar projeto" e escolher um projeto que contenha informações que possam ser importadas pelo CYPECAD, abre-se o assistente "Importação de modelos BIM", que permite transformar os elementos lidos em elementos nativos do CYPECAD.
Assistente de importação automática de modelos BIM
Em "Configuração", o programa mostra na parte superior qual é o ficheiro principal ou iniciador, correspondente ao modelo arquitetónico. Na parte inferior, é possível selecionar ficheiros de outras especialidades que se deseja incluir.
Nas secções seguintes, "Plantas", "Pilares", "Muros", "Vigas", "Contorno das lajes" e "Elementos construtivos", configura-se, se for o caso, a importação automática dos mesmos para o modelo de cálculo.
Vincular (menu "BIMserver.center")
É possível vincular um projeto do CYPECAD ao BIMserver.center após a sua criação. Para isso, no separador "Entrada de vigas" ou no separador "Resultados", abra o menu "BIMserver.center" no canto superior direito. Em seguida, selecione "Vincular".
Na janela seguinte, clique em "Selecção do projeto" e, em seguida, selecione o projeto do BIMserver.center onde está guardada a informação do modelo. Também existe a opção de criar um novo projeto, caso ainda não tenha sido criado anteriormente.
Após aceitar, na parte inferior, selecione os ficheiros de outras aplicações e especialidades que deseja incluir, ativando as caixas da coluna "Importar". Ao aceitar, a ligação é concluída.
As informações contidas nos ficheiros indicados estarão visíveis no menu "Grupos" do separador "Entrada de vigas", utilizando a opção "Vista 3D do edifício, incluindo o modelo BIM".
No menu "Elementos", na parte superior esquerda, é possível ativar ou desativar a visualização dos diferentes ficheiros do modelo BIM. Esta visualização ajudará no processo de definição geométrica dos elementos da estrutura.
| Nota: |
|---|
| A opção “ Vincular” não permite aceder ao assistente de importação automática de modelos BIM, pelo que a informação lida não será transformada automaticamente em elementos nativos do CYPECAD. Para o conseguir, deve utilizar a opção “Importar” do mesmo menu. |
Desvincular
No menu "BIMserver.center" também é possível "Desvincular" a obra do projeto BIM. A qualquer momento, será possível voltar a vincular a obra ao mesmo projeto ou a qualquer outro.
Importar
A opção "Importar" permite ler o modelo arquitetónico do projeto do BIMserver.center e transformá-lo em elementos nativos do CYPECAD, além de vincular a obra a um projeto do BIMserver.center.
Esse procedimento gera as plantas, os pilares, os muros, as vigas, o contorno das lajes e os elementos construtivos no modelo de cálculo, através do mesmo assistente de importação de modelos BIM que aparece no processo de criação de uma nova obra.
| Nota: |
|---|
| Esta opção só está disponível quando não existem novas plantas criadas no CYPECAD. |
Consultar
A opção "Consultar" permite consultar o estado dos ficheiros incluídos no projeto do BIMserver.center. Na parte direita, o programa indica se sofreram alterações. Para incluir os ficheiros com as alterações, ative a opção "Importar" na parte esquerda e aceite a janela.
Actualizar
A opção “Actualizar” permite abrir um assistente de atualização do modelo BIM.
Na primeira secção do assistente, "Configuração", o programa permite incluir no modelo de cálculo os novos elementos, atualizar os elementos modificados ou eliminar os elementos suprimidos através de uma série de caixas que podem ser ativadas ou desativadas.
Além disso, é possível atualizar as "Máscaras DXF" a partir do modelo BIM.
Na parte inferior, selecione os ficheiros de outras aplicações e especialidades para atualizar as suas informações.
Nas secções seguintes do assistente, é possível recolher as alterações nas "Plantas", "Muros", "Vigas", "Contorno das lajes" e "Elementos construtivos". Depois de clicar em “ Terminar”, o programa mostra uma janela com os “Resultados da actualização”, indicando os elementos processados, criados, modificados e eliminados, bem como as possíveis incidências.
Exportar
A opção "Exportar" permite transferir as informações do modelo CYPECAD para o projeto BIMserver.center.
Para isso, em primeiro lugar, introduza o nome do ficheiro que será exportado e a sua descrição.
Se a opção "Regenerar os GUID (Global Unique Identifier) dos elementos do projeto" estiver ativada, serão gerados novos identificadores para os elementos estruturais, de modo que eles serão considerados novos elementos no projeto.
Na secção "Pilares", escolha entre "A extremidade do pilar é definida como a face inferior da laje ou viga da planta superior" ou "A extremidade do pilar é definida como a face superior da laje ou viga da planta superior".
Na secção "Componentes das lajes a partilhar", ative "Vigotas" se desejar exportá-las, incluindo ou não as "Treliças das vigas armadas", as "Abobadilhas" ou os "Moldes perdidos em lajes fungiformes", conforme o caso.
Na secção seguinte, “Cores dos elementos”, é possível definir “Em função do material” ou selecionar as cores utilizadas na vista 3D do CYPECAD, com a opção “Vista 3D do CYPECAD”.
Também é possível exportar a geometria das armaduras, o modelo analítico e a deformada, marcando as opções correspondentes e indicando um fator de escala para as diferentes hipóteses.
| Nota: |
|---|
| Para a conversão das armaduras (geradas no CYPECAD) para entidades nativas do Revit, através do Plugin Open BIM Revit, é necessário marcar as caixas: "Armaduras" + "Um ficheiro IFC com todas as plantas" e/ou "Um ficheiro IFC por planta" + "Incluir a descrição dos varões em formato BVBS nos ficheiros IFC". Para mais informação, consulte este link. |
Se necessário, pode marcar a opção "Exportar os esforços para o cálculo das ligações" para exportá-los para outros programas, como CYPE Connect ou StruBIM Steel.
As últimas caixas permitem a exportação das quantidades e do orçamento da estrutura.
Após aceitar, o programa realizará o processo de exportação e exibirá a caixa "Informação" para indicar se foi concluído corretamente. Ao aceitar novamente, as informações serão enviadas para o projeto do BIMserver.center, permitindo que os participantes do mesmo possam visualizá-las nas aplicações vinculadas.
Essas informações também estarão visíveis na secção correspondente do projeto na página web do BIMserver.center.
Normas incluídas na licença do utilizador
Dependendo do país de donde foi adquirida a licença, ativa-se unicamente a norma implementada em cada programa para trabalhar nesse país.
Na página Web Programas e normas incluídos na licença do utilizador dispõe de mais informação sobre este assunto e sobre a possibilidade de adquirir normas não incluídas inicialmente.
Versões do CYPECAD
Para além da versão CYPECAD (sem limitação), o programa também está disponível em duas versões limitadas, que mantêm as mesmas ferramentas e as mesmas possibilidades de aquisição de módulos. As versões disponíveis são:
As estruturas 3D integradas do CYPECAD (também disponíveis para o CYPECAD LT30 e o CYPECAD LT50) não constituem um módulo em si. Para definir estas estruturas 3D dentro do CYPECAD é necessário que a licença de utilizador também tenha permissão para utilizar o CYPE 3D e, opcionalmente, os módulos exclusivos do CYPE 3D.




























































